Pesquisa
Aluna de curso técnico apresenta TPCC sobre ocupação de faixa de domínio da ferrovia
A aluna Poliane Ferreira, da formação técnica em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, defendeu com sucesso na terça-feira (15 de outubro) seu Trabalho Prático de Conclusão de Curso (TPCC). A pesquisa de Poliane tratou da ocupação irregular de faixa de domínio e faixa não edificável ferroviárias em Santos Dumont. Após apresentação on-line, ela foi aprovada por uma banca composta pelos professores Carlos Artur Leal (orientador) e Fernando Paulo Caneschi e o especialista Eduardo Batista Jenz Carneiro, da MRS Logística.
A faixa de domínio é a base física sobre a qual uma ferrovia se estabelece, enquanto a faixa não edificável é o terreno de 15 metros a cada lado do eixo da via férrea. A ocupação indevida dessa área, de que trata o TPCC, pode ser a livre circulação de pessoas e animais, o descarte de lixo e a construção de moradias irregulares. Todos esses fatores podem levar a acidentes como atropelamentos e abalroamentos.
O trabalho de Poliane analisa detalhadamente como essa ocupação ocorre em Santos Dumont e sugere medidas como campanhas de conscientização, fiscalização e instalação de postos de coleta de material reciclável nos trilhos e em áreas próximas.