Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aluna do Campus Santos Dumont recebe medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Destaque

Allícia Maria Ribeiro Oliveira, do curso técnico em Mecânica, foi premiada durante a II Semana das Linguagens e a II Semana das Bibliotecas
#pratodosverem: Imagem mostra Allícia, com a medalha da Oba 2024, em duas fotos: à esquerda, ao lado do professor Sandro Farias; à direita, ao lado das amigas Rayene Pimentel e Ana Clara Moreira

Em meio a poemas, leituras e expressões artísticas, um olhar para o universo. Durante a programação da II Semana das Linguagens e da II Semana das Bibliotecas, a aluna do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG Allícia Maria Ribeiro Oliveira, do 3º ano do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio, recebeu a medalha de ouro da edição de 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba). Ao lado do diretor-geral, Sandro Farias (professor orientador), ela foi premiada na última segunda-feira (14) por ter acertado todas as dez questões da prova, aplicada em maio deste ano.

A curiosidade em relação a corpos celestes, fenômenos do universo e tecnologias de voo espacial vem de longa data. "Desde o Ensino Fundamental tenho interesse por Astronomia e Astronáutica", revela Allícia. "Foi quando comecei a me informar sobre a Oba. Já tinha participado de outras edições. O interesse vai crescendo, e eu tenho mais vontade de conhecer (sobre o tema). É uma admiração muito grande pelo universo e tudo que a gente ainda tem a descobrir".

A criatividade de Allícia também está a serviço das Artes e Humanidades. Integrante do grupo de teatro do IF (UPL Cia. de Teatro), ela foi finalista do II Slam das Asas, a batalha de poesia do Campus Santos Dumont. Para a estudante, de alguma maneira esses interesses se encontram. "Existe uma conexão, pois são partes de mim. Sempre fui uma pessoa muito tímida. Então, poder me expressar assim é maravilhoso".

Além da medalhista Allícia, o aluno Guilherme Cardoso Santos (Eletrotécnica) também obteve destaque na prova da Oba 2024. Ambos receberam convites para participar das seletivas on-line para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2025. A Oba é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, a Agência Espacial Brasileira e o Governo Federal.