Destaque
Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG inicia obras de reforma dos Blocos 2 e 3
Quem chega ao Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) via Rua Constantino Horta, vê um Bloco 1 remodelado desde que as obras foram concluídas, em 2019. As melhorias estruturais avançam agora em 2022, com o início, na primeira semana de junho, da reforma integral do Bloco 2 e do telhado do Bloco 3 da unidade do Instituto Federal.
Além da remodelação estrutural em si, o novo Bloco 2 permitirá uma melhor organização dos setores na instituição. Ambientes administrativos como os das Direções de Desenvolvimento Institucional, de Administração e de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação serão transferidos para o bloco, abrindo espaço para novas salas de estudo na Biblioteca Acyr Loureiro Lima.
Alguns laboratórios, especialmente do campo da Mecânica, estão localizados no Bloco 2. Durante as obras, equipamentos como o Centro de Usinagem por CNC (Comando Numérico Computadorizado) e tornos mecânicos recém-adquiridos serão realocados na área ocupada pelo Laboratório de Manutenção Ferroviária e poderão ser normalmente utilizados. Depois da conclusão da reforma, esses laboratórios, bem como as salas de aula que funcionam no bloco, estarão prontos para as aulas teóricas e práticas (inclusive com mais baias no Laboratório de Soldagem).
Outro ponto que merece atenção é a ampliação do número de janelas, para melhorar a ventilação de todos os setores. O Bloco 2 também terá gabinetes para os professores, facilitando, por exemplo, o atendimento aos estudantes em horários além dos destinados às aulas.
As obras também permitirão a criação de mais uma sala de aula no Bloco 3, já que alguns espaços administrativos que lá funcionam (à exceção da Coordenação de Gestão de Pessoas e da Direção-Geral) serão transferidos para o 2. Após as obras do segundo bloco, o telhado do 3 também será reformado.
Rotinas durante as obras
Durante as obras, além da redistribuição das atividades acadêmicas normalmente realizadas no Bloco 2 para outros espaços, é necessário adaptar algumas rotinas pontuais na instituição. “O estacionamento da Rua Técnico Panamá não poderá ser utilizado (por carros e caminhões; o acesso de motos e bicicletas está preservado), mas fica mantido o da Rua Constantino Horta. As áreas em obra que não poderão ser acessadas serão todas bloqueadas com tapumes”, explica a técnica em Edificações Vívian Cavalcanti, da Direção de Desenvolvimento Institucional.
Em condições normais, a expectativa do Campus Santos Dumont é de que as obras tenham duração de não mais do que um semestre. “Como se trata de uma reforma, acaba sendo mais rápido. Nossa previsão inicial é de que as obras sejam concluídas até o fim do ano”, comenta Vívian. O valor total do contrato das obras é de R$2.032.007,09.
*Com informações da técnica em Edificações Vívian Cavalcanti