Pesquisa
Com autoria de professora do IF Sudeste MG, artigo sobre combate à dengue é publicado por revista da Nature
Parte da tese de doutorado da professora Monalisa Reis da Silva, do IF Sudeste MG, um artigo que descreve uma estratégia de combate à dengue foi publicado pela edição de junho da revista acadêmica Scientific Reports, da Nature. A proposta do estudo é indicar o número ideal de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados que devem ser inseridos no ambiente para controlar a população do vetor da dengue e de outras doenças, a exemplo da zika e da chikungunya. Esses insetos são machos com um gene mortal, cujos descendentes não chegam à fase adulta.
Monalisa e os outros três autores do artigo – professores Gregori Chapiro e Fábio Prezoto, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Pedro Gasparotto Lugão, do Laboratório Nacional de Computação Científica – utilizam Modelagem Matemático-Computacional para comprovar qual é o número crítico de mosquitos geneticamente modificados que devem ser inseridos em cada contexto ambiental para que a estratégia seja eficaz.
A técnica já foi utilizada em Juiz de Fora em 2017. A fórmula desenvolvida a partir do estudo pode oferecer mais precisão às medidas de futuras políticas públicas de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A professora Monalisa defendeu o doutorado este ano no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF.
O estudo está disponível na íntegra aqui.