Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com informação e capacitação, projeto do IF Sudeste MG reforça importância das árvores

Extensão

"Arvoração" valorizará papel das árvores em nossas vidas por meio de parcerias locais e internacionais, promoção do conhecimento e ações práticas
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra logomarca do projeto de extensão "Arvoração", do IF Sudeste MG.

Os desafios ambientais contemporâneos são grandes e urgentes. Diante das mudanças climáticas, é inadiável o debate sobre a necessidade de cidades sustentáveis, que considerem os impactos socioambientais em seus modelos de desenvolvimento. A árvore é um dos principais elementos desta obrigatória transformação na relação entre as pessoas e o meio ambiente, e é por elas que nasce o projeto de extensão Arvoração, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Submetido pelo engenheiro florestal, doutor em Ciências Ambientais e professor Helton Nonato, do Campus Santos Dumont, o Arvoração é um dos projetos aprovados no edital 02/2024 da Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG. Devido ao movimento de paralisação dos profissionais da Educação, a iniciativa conta com o trabalho de diversos voluntários, sendo profissionais externos, professores dos campi Santos Dumont, Manhuaçu e Muriaé e estudantes de cursos técnicos e de graduação do IF Sudeste MG, criando uma corrente de engajamento para conduzir plenamente as suas atividades. Ao longo deste ano, o Arvoração dedicará especial atenção ao trabalho humano no manejo de árvores da Mata Atlântica nos âmbitos urbano e rural.

A proposta central do projeto é voltada ao aprimoramento da formação profissional e tecnológica, seja para o campo ou para a cidade. O Arvoração pretende orientar as operações de poda por meio de técnicas, tecnologias e equipamentos de escalada em árvores que garantam a segurança do trabalhador e das culturas. As atividades envolvem a colaboração das unidades de Santos Dumont e Manhuaçu do IF Sudeste MG e três parceiros alemães: a escola de escalada em corda FSB, do centro de consultoria em sementes florestais Oerrel, a ONG ambiental Gespa e o grupo Grube. O âmbito urbano do projeto será desenvolvido com ações em Santos Dumont, enquanto a parte rural acontecerá na região do município de Manhuaçu, que é líder em produção de café no Brasil.

A FSB/Oerrel, que faz o processamento de sementes de alta qualidade para a propagação florestal na Alemanha, conta com seis instrutores de escalada que atuam como arboristas autônomos no país e virão a Santos Dumont e Manhuaçu para 15 dias de atividades práticas durante o projeto. Já a Gespa promove ações pela preservação da natureza na Alemanha e em diversos outros países desde 1999 e também apoiará o projeto, assim como o grupo Grube, que fornecerá os equipamentos para os treinamentos em escalada com cordas.

#pratodosverem: Imagem mostra escaladores atuando como arboristas. Foto: Helton Nonato.A importância do conhecimento em Arboricultura
“A Alemanha é o berço da Ciência Florestal. Reproduzimos muito do que foi desenvolvido lá”, comentou o professor Helton Nonato em entrevista à página @sousantosdumont em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. “Vimos a possibilidade de trazer ao projeto essa formação específica na área de Arboricultura. É preciso saber como fazer: técnica, equipamentos e segurança.”

“Nosso projeto é uma primeira etapa desse processo, que trará informações formacionais e profissionais para que as pessoas atuem, no campo ou na cidade. Isto pode se dar na condução, seleção, desenvolvimento e identificação das melhores espécies de árvores para conviver com as nossas demandas, sejam elas de produção de alimentos, de madeira ou para a amenização do clima, a proteção das nossas áreas”, acrescentou o professor.

“Teremos esses profissionais escaladores da Alemanha, presencialmente, durante 15 dias conosco. Haverá intervenções nas escolas e nas áreas rurais e urbanas para levar esse tipo de conhecimento às pessoas e, assim, poder conduzir melhor os espaços verdes nas cidades e aproveitá-los melhor na zona rural”, concluiu.

Além da intervenção prática, a conscientização da população sobre a importância das árvores também é um aspecto relevante do projeto. Por isso, acompanhe a página @arvoracao, que não apenas trará informações sobre os próximos passos da iniciativa, mas também um conteúdo voltado à disseminação do conhecimento sobre as árvores e o meio ambiente de forma mais ampla.

*Reportagem com informações compartilhadas inicialmente em @arvoracao.

registrado em: ,