Ensino
Com música, dinâmicas e atividades culturais, XI Arraiá do IF anima noite do Campus SD
Com uma especial contribuição do Nordeste, região das maiores festas de São João no Brasil, o Arraiá do IF foi novamente ao ambiente on-line e se reinventou em sua 11ª edição, na noite desta quinta-feira (24 de junho). A professora Juliana Costa, da área de Turismo, comandou as atividades diretamente de Fortaleza (CE), conectando as diversas atrações e as muitas dezenas de estudantes, servidores e colaboradores do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG que, de suas casas, participaram do evento.
Diversas apresentações musicais animaram o Arraiá, da sanfona ao cavaquinho. Os professores Monalisa Reis e Samuel Almeida, o docente de Biologia Guilherme Silveira, as alunas Bruna Mendes (filha), do técnico em Guia de Turismo, e Euziane Izabel (mãe), da Licenciatura em Matemática, a dupla Antônio Gabriel e Victor Castro e o colaborador do Campus Santos Dumont Alex Antônio Soares levaram ao evento uma grande diversidade de sons e estilos. A Literatura de cordel, com a professora Flávia Calvano, também teve destaque.
Dinâmicas deixaram a noite mais divertida: em "Arraiá na Minha Casa", os participantes precisavam encontrar rapidamente objetos ou alimentos típicos das festas juninas e mostrá-los diante da câmera. No Correio Elegante, com a aluna Malu Magalhães, mensagens de carinho foram destinadas a estudantes, servidores e colaboradores do IF Sudeste MG. E, já que a ideia era respeitar as tradições das festas, houve o casamento e a quadrilha caipiras, além dos concursos para a escolha da Rainha e do Rei do Milho.
Veja os vencedores de cada uma das brincadeiras realizadas:
- Rosa de Fátima Machado Pinheiro - Arraiá na Minha Casa
- Israele Oliveira - Rainha do Milho
- Pedro Rodrigues - Rei do Milho
Fica a esperança de que, no ano que vem, o Arraiá do IF possa acontecer presencialmente, com segurança. Por outro lado, não nos esqueceremos da dedicação e da criatividade de tantas pessoas que viabilizaram as edições on-line. Em 2020, a comissão organizadora foi liderada pela professora Izabel Rodrigues. Neste ano, a professora Aline Loli comandou a equipe em mais um evento que derrubou fronteiras e garantiu que o afastamento fosse apenas físico.