Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária: ação de alunos viabilizou evento

Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária: ação de alunos viabilizou evento

Movimento de integração iniciado por futuros engenheiros se consolida com a realização da primeira edição do Conefer
#pratodosverem: Imagem mostra alunos de Engenharia Ferroviária e Metroviária durante aula prática no Campus Santos Dumont

Por não serem tão numerosas e pela importância do trabalho que desenvolvem, sempre existiu uma espécie de fraternidade entre as instituições brasileiras que formam profissionais para o setor ferroviário. Em 2020, essa integração deu mais um passo relevante e se consolida com a realização do I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária (Conefer), de 27 a 29 de outubro.

Esse último movimento de aproximação foi impulsionado pelos próprios alunos das três instituições que qualificam, em nível de graduação, engenheiros ferroviários no Brasil: o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, em Santos Dumont, a Universidade Federal de Santa Catarina, em Joinville (ambos com a Engenharia Ferroviária e Metroviária), e a Universidade Federal do Pará, em Belém (Engenharia Ferroviária e Logística).

De uma conversa a um grande congresso

Aluno do 4º período da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do IF Sudeste MG, Felipe Ramon de Araújo conta que, a partir do Encontro Nacional Virtual dos Estudantes de Engenharia de Transportes (Enetransp), em julho deste ano, começou a conversar com um estudante da UFPA (Christian Raffael Lemos) sobre as semelhanças e diferenças entre os cursos. A interação os levou à criação, em um aplicativo de mensagens, do grupo "Ferroviários do Brasil", que hoje agrega futuros engenheiros formados em Minas Gerais, Pará e Santa Catarina.

Foram, então, surgindo as ideias para transformar essa troca de experiências em um evento: um webinário (seminário pela web)? Uma Semana da Engenharia? Eles conseguiram viabilizar uma ação bem mais ampla do que haviam pensado inicialmente. Felipe, Christian e, então, Karolaine Silva, estudante da UFSC, passaram a se reunir semanalmente e convidaram outros alunos para participarem desse movimento. Os professores dos cursos de Engenharia também se envolveram e gostaram da ideia de formalizar a integração entre as instituições por meio de um evento.

A partir das experiências, do trabalho dos organizadores e do apoio de associações e empresas, nasceu o Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária. A composição da comissão* responsável pela realização do evento reflete bem a maneira como ele foi construído, com grande influência dos discentes: são três professores e nove estudantes, três de cada instituição, que se dividiram em tarefas como pesquisa e convite a palestrantes e organização das mesas-redondas, identidade visual e criação e atualização do site.

Integração, desafio e expectativa

O slogan do I Conefer é "Inovação de Norte a Sul". Um símbolo, portanto, da Engenharia Ferroviária, do pioneirismo das instituições em suas regiões (com os únicos cursos de graduação em Engenharia Ferroviária de Norte, Sudeste e Sul) e da própria contribuição que elas oferecem ao país a partir da formação de profissionais que, aliados a investimentos e políticas públicas, podem ajudar a sustentar o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil. Fazia sentido que esses futuros engenheiros caminhassem juntos de alguma forma.

Para Felipe Ramon, essa união é muito importante em diversos aspectos. "Quando tomamos a iniciativa de discutir a criação desse evento, precisamos criar um cronograma e segui-lo. Então, além dessa amizade já criada, fizemos contato com empresas, professores e profissionais da área ferroviária. Falamos em nossas reuniões sobre a importância do desenvolvimento de pesquisas no país e dentro das organizações. Como fazemos parte de cursos novos, será possível trocar dúvidas e experiências (no evento e em outras interações)", comentou o aluno do Campus Santos Dumont.

Também estudante do 4º período de Engenharia no IF Sudeste MG, Rafael Elias de Sá acredita que os prazos representam um dos maiores desafios na organização do evento, já que tudo precisou ser definido em poucos meses. "Trabalhamos de maneira integrada, ou seja, o atraso na entrega de uma atividade pode impactar o andamento da tarefa pela qual outro membro é responsável. Além disso, precisamos tomar decisões rápidas com qualidade, como na hora de avaliar qual palestrante convidar e orientá-lo sobre como será realizado o evento", relatou.

"Tanto os debates quanto as palestras vão contribuir para gerar conhecimento por meio da troca de informações, seja com empresas, professores ou alunos de outras instituições", acrescentou Anny Carolinne de Paula, aluna do 4º período de Engenharia no Campus Santos Dumont. "Além disso, poder conhecer egressos atuando na área traz uma boa expectativa em relação ao mercado de trabalho".

Esses e outros assuntos estarão em pauta em palestras, mesas-redondas e sessões técnicas do I Conefer, que tem inscrições abertas para qualquer interessado. Para se cadastrar e conferir a programação do evento, que terá transmissão pela internet, acesse conefer.wixsite.com/2020.

*Comissão organizadora do I Conefer
  • Presidente: Professor Yesid Asaff (UFSC)
  • Responsável pelo Comitê Científico: Professor Philipe Pacheco (IF Sudeste MG)
  • Responsável pelo Comitê Técnico: Professor Paulo Machado (UFPA)