Ensino
Curso técnico promove live sobre Arte Sacra Mineira no contexto de guiamentos turísticos
#pratodosverem: Imagem mostra peça de divulgação do evento "Arte Sacra Mineira: uma abordagem prática para Guia de Turismo". Aparecem fotos dos três convidados, o padre Eder Luiz Pereira, o historiador Carlos Oliveira e o turismólogo e guia de turismo Thiago Bicalho. São indicados a data, o horário - terça-feira, 2 de fevereiro, a partir das 19h - e o local de transmissão, que será o canal "EAD IF Santos Dumont" no YouTube.
A rotina de profissionais que atuam em guiamentos turísticos em Minas Gerais tem como uma de suas principais exigências o conhecimento sobre a Arte Sacra, a produção artística que é aplicada ao culto sagrado, presente em basílicas, santuários, catedrais e igrejas históricas do estado. Nesse contexto, o curso técnico em Guia de Turismo do Campus Santos Dumont realizará um encontro on-line na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, a partir das 19h, para enriquecer o conhecimento dos futuros profissionais e também para oferecer informações e curiosidades a todos os públicos que se interessam pelo tema.
A conversa "Arte Sacra Mineira: uma abordagem prática para Guias de Turismo", mediada pela coordenadora da formação na unidade do IF Sudeste MG, professora Izabel Rodrigues, terá três convidados especiais: o Padre Eder Luiz Pereira, da Paróquia São Miguel e Almas (Santos Dumont), o historiador e diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Carlos Oliveira, e o turismólogo e guia de turismo Thiago Bicalho, que atua em Belo Horizonte e região.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal "EAD IF Santos Dumont" no YouTube. Você acompanha nesta terça, a partir das 19h, por este link.
Você pode participar também enviando perguntas aos convidados. Clique aqui.
Do ponto de vista dos futuros profissionais, o encontro abordará questões como as estruturas, celebrações e manifestações religiosas, além da História da Arte e do contexto histórico das comunidades do entorno das igrejas. Tudo para ser compartilhado com os turistas por meio das técnicas adequadas de comunicação, que também serão assunto na conversa.
Para o público em geral, o bate-papo será interessante até pela relevância das igrejas e da religiosidade não meramente como experiência pessoal, mas como um elemento marcante da cultura mineira. O município de Ouro Preto, por exemplo, conta com mais de 130 igrejas e capelas de valor histórico. Cidades como Tiradentes, São João del-Rei e Congonhas, além de outras sem o merecido reconhecimento, também guardam um rico acervo de Arte Sacra e têm em seu calendário eventos e manifestações que mobilizam dezenas de milhares de pessoas.