Geral
Dança, cultura e educação são foco de parceria do projeto Danças Urbanas
Com a proposta de oferecer a jovens de Santos Dumont uma oportunidade inicial de praticar as danças urbanas, o projeto de extensão do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG irá atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas e o Studio Dançart para oferta gratuita de oficinas.
A ação é voltada ao público atendido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas, que auxiliou na inscrição dos participantes para um total de 15 vagas. As oficinas serão realizadas semanalmente, às quartas-feiras, das 16h às 17h, no Studio Dançart (Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 74 A).
O projeto Danças Urbanas é coordenado pelo professor Luciano Gonçalves e está na terceira edição, tendo como objetivo estimular, valorizar e apoiar jovens talentos, dançarinos de danças urbanas, individualmente ou em grupos, sendo estes alunos ou ex-alunos do IF Sudeste MG, bem como jovens da comunidade externa.
As danças urbanas tiveram origem nos Estados Unidos e conquistaram adeptos no mundo todo, chegando ao Brasil na década de 1980. E aos poucos começaram a surgir grupos, cursos e campeonatos pelo país. Alguns dos estilos são: Hip Hop Freestyle, Breaking/B-boying, Popping, Locking, House Dance, Funk etc.