Geral
Em atividade do Pibid, alunos da E. E. Cornélia Ferreira Ladeira visitam IF Sudeste MG
Quando a Matemática pode ser visualizada em uma atividade em grupo, em um jogo e em objetos concretos, a experiência de aprendizagem se transforma. Essa é uma das ideias do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do qual participam alunos da Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont IF Sudeste MG. Na tarde de quarta-feira (22), estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cornélia Ferreira Ladeira, parceira da instituição no Pibid, visitaram o Instituto Federal para uma atividade do programa.
Os alunos trabalharam com a construção de figuras geométricas utilizando materiais recicláveis no Laboratório de Matemática e em seguida conheceram outros ambientes da unidade. A atividade foi orientada pelos professores Fluvio Silva (supervisor do Pibid) e Alessandra Ayres (também aluna da Licenciatura em Matemática do IF Sudeste MG), ambos da Escola Estadual Cornélia Ferreira Ladeira, e pelo aluno da Licenciatura em Matemática Samuel Meireles, bolsista do Pibid. O coordenador de área do programa no Campus Santos Dumont é o professor Gabriel Luís da Conceição.
Para Alessandra Ayres, que atua como professora de reforço na instituição estadual e já participou como bolsista do Pibid (na metade inicial do curso) e da Residência Pedagógica (na metade final), as trocas de experiências proporcionadas pelos programas são benéficas para todos os envolvidos. “O Pibid oferece novas oportunidades de aprendizado. Em ações como essa, todo mundo se ajuda e todo mundo sai ganhando: o Instituto Federal, o nosso curso de Licenciatura (com uma formação de professores atenta a práticas pedagógicas que fazem a diferença), a Escola Estadual Cornélia Ferreira Ladeira e também seus estudantes”, comenta.
“Aqui nós associamos essa ideia dos jogos e da interatividade com a utilização de materiais recicláveis, que é uma proposta já muito presente aqui no IF. É uma oportunidade de os alunos aprenderem Matemática enquanto estão brincando”, completa a professora Alessandra.