Geral
Em contos com a autora: jornalista Simone Moreira dialoga com estudantes e servidores do IF
Desta vez a literatura interagiu com a comunicação social na série “Em contos com a autora”, da Biblioteca Acyr Loureiro Lima. Na quarta-feira (5), o auditório do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG recebeu a produtora de conteúdo Simone Moreira, autora do texto “O despertar para uma cidade” no livro “Contos da Cidade de Santos Dumont II”, de Fernanda Pittella e amigos. Responsável pela página “Sou Santos Dumont”, a jornalista dialogou com estudantes e servidores sobre a profissão, o desafio de ser escritora e a curiosidade de investigar as histórias da Terra do Pai da Aviação, que permitiu a ela ressignificar sua relação com a cidade.
O conto “O despertar para uma cidade” reúne diversos textos sobre lugares e histórias de Santos Dumont que Simone havia produzido em seu trabalho de comunicação. Ele oferece ao livro um viés jornalístico que complementa o estilo literário presente em outros textos. “Pelo fato de o conto trazer muitas informações, acho que ele vira uma referência histórica, memorial e patrimonial para o município de Santos Dumont”, avalia Simone.
“É um conto de acontecimentos, com essa marca jornalística. Então foi difícil dar uma nova roupagem para o texto, de uma maneira que eu conseguisse conectar tudo isso. Este foi o maior desafio”, completa a jornalista. Diversos trechos do conto tiveram a leitura, em voz alta, de alunos do IF Sudeste MG.
Durante todo o encontro, que teve a mediação do diretor-geral do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho, Simone convidou estudantes e servidores a uma reflexão sobre o município, revelando que sua própria experiência foi, como o conto sugere, a de um despertar. A jornalista é belo-horizontina e redescobriu a Terra do Pai da Aviação a partir do momento em que colocou em prática um olhar curioso sobre os lugares, as histórias e as particularidades da cidade que deu asas ao mundo.
Na parte final da conversa, como acontece habitualmente na série “Em contos com a autora”, alguns estudantes foram presenteados a partir de um sorteio. Os prêmios foram uma edição de “Contos da Cidade de Santos Dumont II” e cartões postais do projeto “Postei”, desenvolvido em parceria pelos fotógrafos Aline Barbosa e Leandro Souza, com o apoio da página “Sou Santos Dumont” e recursos da Lei Aldir Blanc estadual.
O projeto ReaderMaker, que promove a série, é coordenado pela bibliotecária Aline Franco e tem como bolsista a aluna Karolainy Venâncio. A estudante Priscila Neto é colaboradora voluntária da proposta.