Geral
Em evento gratuito, documentário “Egungun” será exibido e debatido no projeto Cine Neabi
Para quem pretende compreender as conexões culturais entre África e Brasil, o documentário “Egungun”, de 1982, é uma excelente opção. Dirigido por Carlos Brajsblat, esta produção da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil (SECNEB) mostra os costumes e valores de antepassados africanos preservados na Bahia por descendentes Nagô. O filme, com duração de 1h39min, é o próximo a ser exibido e debatido no projeto Cine Neabi, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.
O encontro está marcado para este sábado (25 de março), a partir das 15h, no Bloco 1 da unidade do IF. O evento será gratuito e aberto a todos os públicos. Após a exibição do documentário, como tradicionalmente acontece neste projeto de extensão do Instituto Federal, haverá uma conversa sobre o filme e suas ligações com outras realidades vivenciadas em sociedade. O convidado especial para o debate é o roteirista, programador, diretor e pesquisador Ewerton Belico.
O projeto Cine Neabi é coordenado pela professora Bia Possato e tem como colaboradora externa a realizadora cinematográfica e pesquisadora Natália Reis. O Neabi é o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Santos Dumont.