Geral
Em inglês, estudante da Namíbia compartilha informações sobre o país com alunos e servidores do IF
Praticar o inglês e ainda aprender muito sobre um dos países mais novos do mundo? Era uma excelente oportunidade, e a comunidade do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG não desperdiçou. O projeto English Chat Sessions, do Centro de Línguas e do Comitê de Internacionalização da unidade, trouxe a Santos Dumont na quinta-feira (7 de novembro) o estudante de Engenharia Civil Erastus Abraham, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em inglês, ele apresentou informações sobre o seu país, a Namíbia, no auditório do IF em Santos Dumont.
Em bate-papo mediado pelo coordenador do projeto, professor Lucas Mendes, Erastus falou sobre a história da Namíbia, localizada no sudoeste da África, em três etapas: pré-colonial, colonial e pós-independência.
Para cada um desses períodos, foram diversas informações compartilhadas. Também professor de inglês, o futuro engenheiro civil abordou hábitos culturais dos povos namibianos, o primeiro genocídio do século XX (cometido por autoridades coloniais alemãs contra os povos OvaHerero e Nama), o regime segregacionista do apartheid (extinto na Namíbia nos anos 80), o movimento pela independência, obtida em março de 1990 (até então, o território era administrado pela África do Sul), e o regime democrático da República da Namíbia.
Embora fale um excelente português, em função da proposta do projeto English Chat Sessions, Erastus prioritariamente interagiu em inglês com estudantes e servidores para tirar dúvidas após a apresentação. Ele falou, por exemplo, sobre a principal cidade do país (a capital Windhoek), a decisão de vir ao Brasil para estudar, os brasileiros que vão ao litoral namibiano para surfar, a importância do turismo para a economia do país, as melhores estratégias para aprender novos idiomas e até do futebol brasileiro.