Pesquisa
Equipe de gestão do IF Sudeste MG dialoga com estudantes e servidores em visita ao Campus Santos Dumont
A comunidade do Campus Santos Dumont teve na última quinta-feira (22) a oportunidade de conhecer detalhadamente as conquistas e os desafios relativos ao segundo ano da atual administração do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. O reitor da instituição, André Diniz, e sua equipe de gestão visitaram a unidade e dialogaram com estudantes, professores e servidores técnico-administrativos durante a tarde e a noite de ontem.
Além de André, estiveram no Campus Santos Dumont os pró-reitores de Ensino, Wilker Almeida, Extensão, Rosana Machado, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Maurício Louzada, e Administração, Alice Fonseca, as diretoras de Gestão de Pessoas, Kelly Maia, e de Apoio ao Discente, Aurora Baptista, e o pesquisador institucional, Alexandre Botelho.
Um dos principais temas tratados foi a nota máxima (conceito institucional – CI – 5) conquistada pelo IF Sudeste MG no recredenciamento do Ministério da Educação para a oferta presencial de cursos de graduação, como a Engenharia Ferroviária e Metroviária e a Licenciatura em Matemática no Campus Santos Dumont.
O processo de recredenciamento é realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), e a avaliação, que resulta no CI, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e consiste na verificação do atendimento às exigências legais de funcionamento e dos indicadores de qualidade da educação superior.
Outros assuntos envolvendo o dia a dia dos servidores e dos estudantes também foram abordados, com espaço para dirimir dúvidas, apresentar sugestões e, acima de tudo, as principais necessidades locais. Além de um balanço do segundo ano de gestão, a equipe também falou sobre o planejamento e os principais desafios para o terceiro ano.
“Diferentes assuntos surgem em cada campus. Então precisamos sair do nosso dia a dia na Reitoria e ter uma noção mais concreta do que está acontecendo nas unidades para tomar as melhores decisões de gestão”, explica o reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz. “É uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com a transparência das suas ações, as decisões compartilhadas e a busca dos anseios da comunidade acadêmica. Assim, podemos tomar mais conhecimento de nós mesmos como parte de uma instituição maior, sempre buscando a melhor educação e uma gestão mais eficiente”, acrescenta o diretor-geral da unidade, Benedito Carvalho.
Para a pedagoga Maria Cristina Lima, a chance de interação presencial é um dos aspectos mais importantes da iniciativa. “É muito importante esse contato direto. Assim, temos conhecimento do que está sendo feito e dos números envolvidos. Entendemos as melhorias e as dificuldades que exigem união e diálogo. A comunicação é indispensável, e esse canal de escuta presencial é uma ótima oportunidade num mundo em que tudo está tão digital. A gente espera que essa proposta continue”, comenta.