Geral
Estudantes de cursos ferroviários acompanham apresentação sobre fabricação de peças para via permanente
Alunos da Engenharia Ferroviária e Metroviária e do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários acompanharam na noite de ontem (22) uma apresentação sobre fabricação de peças para via permanente. Ela foi conduzida pelo estudante de Engenharia Ferroviária e Metroviária Raphael Macedo, estagiário e colaborador da empresa Lanfranco AMSUD, e pelo engenheiro de vendas Fábio Resin, que também atua na filial brasileira da companhia francesa J. Lanfranco & Cie, especializada na produção de porcas autotravantes.
Raphael e Fábio falaram sobre a aplicação de melhores soluções para elementos de fixação de equipamentos da via permanente ferroviária no contexto brasileiro. De acordo com eles, a utilização de porcas com sistema antivibração, em substituição a porcas convencionais, é um fator diferencial em aspectos econômicos e de segurança, simplificando a manutenção e diminuindo significativamente o número de intervenções necessárias ao longo do tempo.
A solução desenvolvida é amplamente empregada, por exemplo, na Europa e no Canadá, tanto no transporte ferroviário de cargas quanto no de passageiros. Sua utilização é crescente também no Brasil e em outros países. A Lanfranco AMSUD tem sede em São Francisco do Sul (SC).
Foto: Carolina Sasso.