Geral
Estudantes de cursos integrados podem participar de intercâmbio no Japão
O Sakura Science High School Program (SAKURA SHSP, na sigla em inglês) levará dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal para um intercâmbio de curta duração no Japão. Para participar, o(a) aluno(a) deve estar matriculado no terceiro ano de uma formação que pertença a um dos eixos a seguir do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Industrial. Portanto, cinco campi do IF Sudeste MG têm cursos que se enquadram nas exigências: Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba e Santos Dumont.
Serão selecionados dois estudantes de cada região do Brasil. Eles terão sete dias de imersão na área de ciência e tecnologia avançada, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades ao lado de discentes japoneses e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.
Somente candidatos regularmente matriculados em instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) poderão concorrer às vagas. É necessário no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (média global), possuir certificação de proficiência em inglês (nível mínimo B1) e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.
Em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.
Inscrição – O processo de escolha do candidato será de responsabilidade de cada instituição da Rede Federal, que poderá fazer uma indicação, a ser submetida ao Conif até 4 de setembro. Neste prazo, o IF Sudeste MG conduzirá uma seleção interna, cujos critérios serão informados pelas Direções de Ensino dos campi diretamente às turmas de terceiro ano dos cursos que atendem às exigências do edital.
Classificação – Os critérios classificatórios incluem a participação em projetos de pesquisa aplicada, em projetos de extensão tecnológica e em eventos técnico-científicos (nacionais, internacionais, regionais e locais), além da proficiência em língua inglesa.
Cronograma
Lançamento do edital – 15 de agosto de 2019
Prazo para envio das candidaturas ao Conif – 4 de setembro de 2019
Período de seleção – de 5 a 12 de setembro de 2019
Entrevistas em inglês – de 9 a 11 de setembro de 2019
Resultado preliminar – até 13 de setembro de 2019
Prazo para recursos – 48 horas a partir da publicação do resultado preliminar
Resultado final – até 16 de setembro de 2019
Prazo para envio do passaporte ou comprovante de solicitação do passaporte – até 22 de setembro de 2019
Data provável da viagem ao Japão – 23 de novembro de 2019
Data de início do Sakura SHSP – 24 de novembro de 2019
Data de encerramento do Sakura SHSP – 29 de novembro de 2019
Data provável de retorno ao Brasil – 30 de novembro de 2019
Mais informações: internacional@conif.org.br
Acesse o Edital Conif/AI nº 1/2019 – SAKURA SHSP
Assessoria de Comunicação do Conif (adaptado)