Ensino
Estudantes do Campus Santos Dumont tiram dúvidas sobre ações inclusivas no IF Sudeste MG
A Educação Inclusiva é um objetivo que precisa ser partilhado por todas as pessoas do convívio em uma instituição de ensino. Na última terça-feira (15), o Campus Santos Dumont debateu o tema com servidores e estudantes. A coordenadora de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG, Margarete Moreira, visitou a unidade para dialogar com a equipe de Assistência Estudantil e, em proposta do projeto de ensino "IF para todo mundo (edição 2)", conversar com estudantes de duas turmas ao lado da coordenadora da iniciativa, a psicóloga Luciana Sarmento.
No turno da manhã, Margarete apresentou a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) a estudantes do curso técnico em Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio, que também dirimiram dúvidas sobre a temática. À tarde, foi a vez de os alunos do curso técnico em Logística conhecerem as atividades desenvolvidas na instituição pela Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad), a CAI e os Núcleos de Ações Inclusivas (NAIs), órgão também presente no Campus Santos Dumont.
A servidora comentou com os alunos sobre a importância da promoção da equidade, que envolve a oferta de oportunidades de acordo com as necessidades de cada pessoa. Neste contexto está a Educação Inclusiva, uma construção diária que demanda o envolvimento de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.
"Os estudantes atendidos pelo NAI devem se sentir acolhidos e, efetivamente, participar da turma. É muito importante que todos os alunos conheçam o Núcleo de Ações Inclusivas da sua unidade e dialoguem com os professores sobre o que precisa ser adaptado", comenta Margarete. "Não existe uma receita pronta, mas, a partir do diálogo com a intermediação da CAI e do NAI, é possível encontrar as melhores soluções".
Nas conversas com os estudantes, lembrando que existem diversos aspectos a evoluir, Margarete também citou as ações promovidas pela instituição. Entre elas, a Política Institucional de Inclusão, com seu Guia Orientador, o trabalho da Assessoria de Acessibilidade em Processos Seletivos, o Plano de Acessibilidade, a Monitoria Inclusiva (que teve seu edital publicado esta semana no Campus Santos Dumont), a presença de profissionais especializados efetivos e as melhorias na infraestrutura.
O e-mail do NAI no Campus Santos Dumont é nai.santosdumont@ifsudestemg.edu.br.