Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes do curso técnico em Mecânica acompanham etapa da Copa Potenza de Motovelocidade

Ensino

Experiência ofereceu acesso a informações sobre equipamentos mecânicos de ponta, utilizados em contexto competitivo
#pratodosverem: Imagem mostra grupo do IF Sudeste MG em visita a um dos boxes da Copa Potenza de Motovelocidade, para uma conversa com a piloto Fany Fontegno

Assistir a uma prova de esporte a motor também é um exercício de imaginação: qual é o nível necessário de atenção aos detalhes para conseguir aqueles centésimos de segundo a menos que determinam a melhor volta, uma vitória ou um título? Estudantes do 2º ano do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG tiveram a chance de observar os dois lados desse processo no domingo, 1º de setembro: a emoção da corrida e um pouco do trabalho "invisível" que traz resultados.

Em viagem técnica orientada pelos professores Richard Corrêa e Denis Miguel da Silva, a turma acompanhou uma etapa da Copa Potenza de Motovelocidade, no Autódromo Internacional Potenza, em Lima Duarte (MG). Além de assistir às provas de 300-400, 600 e 1.000 cilindradas, o grupo foi recebido no box pela piloto Fany Fontegno, que compartilhou experiências e informações sobre a preparação das motos para as corridas. Os estudantes obtiveram detalhes sobre o papel de alguns insumos empregados nesse processo, a exemplo de lubrificante e fluido de freio.

A viagem técnica não ofereceu apenas acesso aos bastidores da motovelocidade, mas também inspiração e motivação. Ao competir em um âmbito (ainda) majoritariamente masculino, Fany Fontegno se torna mais uma referência para as mulheres, reforçando que não há limites predefinidos sobre os contextos em que elas podem atuar e se destacar. Em publicação em seu perfil no Instagram, Fany também salientou o número de alunas na formação técnica em Mecânica do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG: "foi muito gratificante ver a quantidade de mulheres no curso".

A página da turma do curso técnico em Mecânica do IF Sudeste MG também trouxe um relato da jornada do último domingo: "realizamos uma viagem técnica que nos garantiu uma enorme oportunidade de aprendizado, envolvendo nosso curso de Mecânica". Os estudantes também registraram a gratidão pela disponibilidade e a gentileza da piloto: "agradecemos a atenção da Fany. Foi uma honra conhecer um pouco do seu trabalho e te prestigiar".

registrado em: ,