Pesquisa
Evento em Santos Dumont celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Divisão de Arquivo Público e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santos Dumont, promoveu na tarde de hoje uma exibição de trabalhos acadêmicos e escolares na Praça Cesário Alvim, no Centro da cidade.
O tema central da edição deste ano do evento foi o Patrimônio Ferroviário, com uma exposição fotográfica da turismóloga e professora do IF Sudeste MG Geísa Soares, atualmente doutoranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Em "As ressonâncias do Patrimônio Ferroviário apitam na estação", são apresentadas 28 imagens registradas entre julho e novembro de 2022 e suas respectivas descrições. Sua pesquisa, em andamento, busca compreender as conexões estabelecidas a partir da atribuição de valores ao Patrimônio Ferroviário em Santos Dumont. Ele se associa a áreas como a educação, a musealização e a atividade turística, que contribuem para a preservação do legado da ferrovia na cidade.
Diversos trabalhos escolares relativos aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, em sua maioria da Rede Municipal, também foram apresentados. O IF Sudeste MG marcou presença: a colaboradora externa do projeto de extensão "Visita mediada ao Museu Cabangu", a guia de turismo Camila Vitória de Sá, contextualizou as ações desenvolvidas no Instituto Federal para celebrar o sesquicentenário do Pai da Aviação. Concurso artístico, gincana cultural e a valorização da memória de Alberto Santos Dumont garantiram na instituição o destaque que a data merece.
A tarde também foi musical, com apresentações do Centro Municipal Artístico e Musical Johann Sebastian Bach, o Cemam SD.