Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF recebe familiares de Acyr Loureiro Lima, que dará nome à Biblioteca do campus
conteúdo

Ensino

IF recebe familiares de Acyr Loureiro Lima, que dará nome à Biblioteca do campus

Estudantes e servidores homenagearam o ex-diretor da Escola Profissional em concurso cultural

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) recebeu na última segunda-feira (25 de novembro) familiares de Acyr Loureiro Lima, escolhido pela comunidade de estudantes e servidores para nomear a Biblioteca da instituição. Maria Leopoldina Ibrahim Lima, com quem o senhor Acyr – como é chamado por todos – foi casado por 64 anos, e um de seus filhos, Aloisio Ibrahim Lima, foram recepcionados em um café oferecido pela unidade. Também visitaram o campus uma apoiadora da campanha pela escolha de Acyr Loureiro Lima como nome da Biblioteca, Lourice Chaves, além da diretora do Jornal do Povo, Fátima Saúde.

Ex-aluno, professor e diretor da escola que ofereceu a Santos Dumont os primeiros passos de uma história de 78 anos de Ensino Profissional, Acyr obteve 149 votos (61,32% do total) no processo eleitoral interno. O também professor da antiga Escola Profissional e compositor do hino do município de Santos Dumont, Rotatori Hermindo, ficou com 65 votos (26,75%), enquanto o escritor sandumonense Gilberto de Alencar recebeu 27 votos (11,11%). 

O concurso cultural previa apenas a possibilidade de uma homenagem póstuma a uma personalidade que tivesse uma trajetória ligada à Educação em Santos Dumont e região. Foi definitivamente o caso do senhor Acyr, que dedicou 50 anos de sua vida à Escola Profissional e, posteriormente, ao Centro de Formação Profissional, antecessores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais na tarefa de formar profissionais e cidadãos a partir de salas de aula e laboratórios no Quarto Depósito. A inauguração da Biblioteca Acyr Loureiro Lima está prevista para o primeiro semestre de 2020. 

Familiares de Acyr Loureiro Lima, apoiadores da campanha e servidores do IF Sudeste MG em frente ao Mural Artístico do Campus Santos Dumont

“É muito bom ver o nome do meu marido sendo reconhecido dessa forma. Vivemos 64 anos de muita união e muito amor. Fico muito feliz com essa homenagem por pessoas de tanto valor. Agradeço à equipe que de maneira tão brilhante e corajosa conseguiu essa votação maravilhosa”, reconheceu Maria Leopoldina. Ela manifestou especial gratidão às alunas Karen Lopes e Nicole Chaves, do primeiro ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, que representaram no encontro o grupo de estudo biográfico do senhor Acyr, orientado pela servidora Iara Nascimento. 

“É necessário resgatar a história do Ensino Profissional em Santos Dumont”, avaliou o diretor-geral do campus, professor André Diniz, “pois estamos aqui, mas essa responsabilidade não é só nossa, carregamos uma tradição de muito tempo, as ações de muitas pessoas. O concurso cultural para a escolha do nome da Biblioteca entra nesse contexto. O senhor Acyr, por quem tinha um grande carinho, passou por um período muito difícil da escola, com o encerramento das atividades (era o diretor quando, em 1973, uma resolução da Presidência da República consolidou o fechamento da Profissional, e também em 1976, quando, após grande esforço de um grupo de trabalho liderado por ele, a instituição reabriu suas portas como Centro de Formação Profissional)”.

registrado em: