Extensão
IF Sudeste MG recebe representantes da Prefeitura de Santos Dumont para debater retorno do Programa Mulheres Mil
Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas e de unidades do Cras e do Creas em Santos Dumont estiveram na última quarta-feira (6 de setembro) no campus local do IF Sudeste MG para uma conversa sobre o retorno do Programa Mulheres Mil. A iniciativa, que objetiva a elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, ofereceu cursos de formação inicial e continuada na Terra do Pai da Aviação entre 2014 e 2016 e tem sua volta prevista para 2024.
Em 13 de abril deste ano, o Ministério da Educação reinstituiu o programa, que será coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e implementado a partir da articulação entre os sistemas de educação, assistência social e de saúde dos entes federativos. Na conversa da última quarta-feira, foram debatidas as possibilidades de oferta e de configuração de uma nova parceria envolvendo o Campus Santos Dumont do IF e órgãos do Executivo Municipal.
O Mulheres Mil já formou em Santos Dumont auxiliares administrativas, recepcionistas de eventos, recreadoras, salgadeiras, confeiteiras e padeiras. Para 2024, existe a expectativa de oferta de um novo curso (a definir). Na década passada, as aulas foram oferecidas pelo Instituto Federal em cooperação com a Prefeitura Municipal de Santos Dumont (por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas), o Quarto Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e as escolas estaduais Engenheiro Henrique Dumont (Polivalente) e Vieira Marques.