Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG recebe X Seminário de Integração do Setor Ferroviário em Santos Dumont

Destaque

Atividades do Sisfer com a participação de representantes de empresas e outras instituições acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de novembro
#pratodosverem: Imagem mostra mesa-redonda realizada durante o VIII Sisfer, no IF Sudeste MG em Santos Dumont.

O Seminário de Integração do Setor Ferroviário (Sisfer) chega em 2023 à sua 10ª edição. Ela será realizada de 20 a 24 de novembro, no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Os dois primeiros dias (segunda e terça, 20 e 21) terão atividades envolvendo apenas os estudantes do Instituto Federal. Os três dias finais do evento (quarta a sexta, 22 a 24) serão dedicados também a palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.

É aberta ao público a participação nas palestras de 22 a 24 de novembro do Sisfer. Basta se inscrever gratuitamente de 10 a 21 de novembro pelo link disponível na página ifsudestemg.edu.br/sisfer. O evento receberá profissionais de diversas concessionárias, instituições de ensino e outras organizações que atuam no setor ferroviário.

Inscreva-se diretamente em bit.ly/xsisfer.

A tarde de sexta-feira (24), último dia de evento, será dedicada ao II Seminário do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais (NDF/MG) - a primeira edição foi sediada pela Universidade Federal de Viçosa, em 2022. O NDF/MG, que tem o IF Sudeste MG como uma de suas instituições fundadoras, busca fomentar a pesquisa científica voltada ao desenvolvimento tecnológico ferroviário.

Além do IF Sudeste MG, atuam em colaboração no NDF as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), São João del-Rei (UFSJ), Viçosa (UFV), Uberlândia (UFU), Juiz de Fora (UFJF), Ouro Preto (UFOP), do Triângulo Mineiro (UFTM) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), as Universidades Estaduais de Minas Gerais (UEMG) e Montes Claros (Unimontes), o Senai - Fiemg, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Governo de Minas (por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade).

O evento também contará com palestras, mesas-redondas e minicursos protagonizados por representantes de empresas e organizações do segmento, estudantes e egressos, compartilhando conhecimento e experiências a partir de diferentes perspectivas sobre a ferrovia. Outra novidade do X Sisfer será a Estação Lab, uma maratona ao longo da semana com grupos de estudantes da Engenharia Ferroviária e Metroviária e do técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários do IF Sudeste MG buscando soluções para desafios concretos do setor.

O tema desta edição será Ferrovia além dos trilhos, mostrando que o segmento é muito mais do que a via permanente e os veículos ferroviários.

História

O Seminário de Integração do Setor Ferroviário foi criado em 2011. Os dois primeiros eventos foram sediados e organizados pelo Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, idealizador do Sisfer. Desde então, além dos retornos à Terra do Pai da Aviação, foram realizadas edições em Cariacica (ES), Juiz de Fora (MG) e Joinville (SC). Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o seminário aconteceu remotamente, com conteúdos disponibilizados aos participantes por meio do YouTube.

Sede

O Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG está localizado na Rua Dr. Constantino Horta, 363, Bairro Quarto Depósito, Santos Dumont / MG.

Programação e inscrições em atividades

Segunda-feira, 20 de novembro
Das 16h às 18h45: Estação Lab. Inscreva-se de 10 a 16/11 em bit.ly/estacaolab. Veja aqui o regulamento.

Terça-feira, 21 de novembro
Das 16h às 18h45: Estação Lab.

Quarta-feira, 22 de novembro

Das 16h às 18h: Minicurso POWER BI NA FERROVIA, por Carolina Sasso (estudante de Engenharia Ferroviária e Metroviária). Laboratório de Simulação Ferroviária. Inscrições de 10 a 21/11 em bit.ly/powerbiferrovia (25 vagas para estudantes de Engenharia Ferroviária e Metroviária e Manutenção de Sistemas Metroferroviários).

Das 18h30 às 21h: Apresentação cultural e abertura (mesa-redonda com representantes de instituições de ensino, empresas do segmento, estudantes e egressos).

Quinta-feira, 23 de novembro

Das 16h às 18h: Minicurso GESTÃO DE INDICADORES FERROVIÁRIOS, por Lucas Evaristo (Brasil Ferroviário). Laboratório de Operação Ferroviária. Inscrições de 10 a 21/11 em bit.ly/indicadoresferroviarios (25 vagas para estudantes de Engenharia Ferroviária e Metroviária e Manutenção de Sistemas Metroferroviários).

Das 18h30 às 21h: Noite de palestras com profissionais da Rumo e da MRS.

Sexta-feira, 24 de novembro

14h: Abertura do II Seminário do NDF/MG*.

15h: Mesa-redonda do II Seminário do NDF/MG.

16h30: Apresentação de trabalhos no II Seminário do NDF/MG.

*As inscrições no Sisfer valem também para o II Seminário do NDF/MG.

Das 17h30 às 18h30: Avaliação de trabalhos da Estação Lab.

Das 18h30 às 21h: Apresentação de trabalhos da Estação Lab e encerramento.