Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > II Slam das Asas: batalha de poesia mobiliza e emociona público no Campus Santos Dumont

Aluna Ana Clara Moreira é a campeã da segunda edição
#pratodosverem: Imagem mostra alunas Ana Clara Moreira, Cassiane Vitória dos Santos e Allícia Oliveira se apresentando durante o II Slam das Asas

Quem acompanhou o II Slam das Asas, a batalha de poesia do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, certamente se emocionou. Com criatividade, verdade e inspiração, estudantes dos cursos técnicos integrados declamaram poemas de sua própria autoria na manhã de segunda-feira (14 de outubro). A ação é parte da programação da II Semana das Linguagens e da II Semana das Bibliotecas, eventos em parceria com a Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna e o Arquivo Público Municipal de Santos Dumont.

A primeira edição da batalha de poesia no Campus Santos Dumont do IF foi realizada no ano passado. A segunda, além de um evento inspirador, transformou-se também em uma homenagem póstuma a Wandin (Wanderson Luís de Souza), um dos slam masters (profissionais que conduzem o evento) no ano passado, a quem toda a comunidade de estudantes poetas manifestou gratidão. O evento novamente contou com o apoio do slam master Éric Meireles (Confraria dos Poetas), do júri convidado e do grupo participante do Slam Contracorrente, do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG.

Após primeira fase, semifinal e final, em uma decisão tomada após empates (no plural mesmo), a campeã do II Slam das Asas foi a aluna Ana Clara Moreira. Cassiane Vitória dos Santos, vencedora em 2023, ficou com a segunda posição geral, enquanto Allícia Oliveira completou o pódio. Todas as estudantes são do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio.

Integrante do grupo UPL Cia. de Teatro (IF Sudeste MG), Ana Clara também está nas artes cênicas. Ainda assim, apresentar um texto autoral traz um desafio adicional, que ela superou com aplausos e múltiplas notas 10 do júri. "A maior diferença é que, no teatro, os textos que eu interpreto não são meus. No slam, são: é algo mais pessoal, é sobre a minha vida. No teatro eu me coloco no lugar da personagem, como se eu de fato fosse aquela pessoa, mas não é como em um poema autoral", comenta a aluna.

Um dos prêmios recebidos por Ana Clara foi o livro de poesia "Peregrina em voo noturno", da escritora e professora do IF Geísa Vidal. Com o resultado do II Slam das Asas, Ana, Cassiane e Allícia se classificaram para o II Slam do IF Sudeste MG: Educação e Resistência, que será realizado em 25 de outubro.