Ensino
Letras e relatos: Semana da Consciência Negra terá conversa sobre experiências literárias
A compreensão da importância da luta por igualdade racial é um processo construído a partir de estudo, de vivências, de empatia. E de leitura, claro. Na Semana da Consciência Negra, o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG também terá um evento para celebrar a relevância da Literatura para o movimento antirracista. Na quinta-feira (18 de novembro), a partir das 15h, "Consciência Negra na estante: Letras e relatos" será uma conversa em que professoras e estudantes apresentarão suas experiências a partir da apreciação de obras literárias que ajudaram a formar suas visões sobre o tema.
O encontro acontecerá no Google Meet, pelo link https://meet.google.com/afi-btsu-thk.
Assim como o evento "Em busca de uma educação libertadora: experiências de educação antirracista", a conversa será promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o grupo de pesquisas (R)Existências, ambos do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Participarão do bate-papo:
Bruna Mendes, aluna do 2º ano do curso técnico em Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio;
Doronice Aparecida, aluna do 6º período da Licenciatura em Matemática;
Ellen Tomaz, ex-aluna do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários integrado ao Ensino Médio e estudante de Jornalismo na UniAcademia (JF);
A professora Imaculada Nascimento (proponente da atividade). Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, ministra aulas de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no Campus Santos Dumont. Participante do grupo de pesquisa Mulheres em Letras (FALE-UFMG) e do grupo de estudos Análises Transdisciplinares entre Literatura, Artes e Sociedade (ATLAS / CEFET-MG);
A professora Kelen Benfenatti Paiva, do Campus São João del-Rei do IF Sudeste MG. Doutora em Letras/Estudos Literários pela UFMG. Membro do grupo de pesquisa Mulheres em Letras (FALE-UFMG).