Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Manhã de criatividade, conhecimento e solidariedade marca celebração dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont

Destaque

Palestra, gincana e premiação do concurso artístico mobilizaram estudantes e servidores no Campus Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra alguns dos estudantes e servidores do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG que participaram do sábado letivo, em foto após a divulgação do resultado da gincana.

O IF Sudeste MG celebrou no último sábado letivo (8/7) a vida e a obra do Pai da Aviação. No mês em que seu nascimento completa 150 anos, Alberto Santos Dumont foi o personagem central de todas as atividades promovidas na unidade local da instituição. Palestra sobre sua trajetória, gincana com diversos tipos de provas e um concurso artístico mobilizaram estudantes e servidores. O evento foi organizado pela professora Izabel Rodrigues e a pedagoga Maria Cristina Lima.

As alunas Ellene Silva e Mariana Franco, do curso técnico em Guia de Turismo, falaram sobre a família, as origens, as descobertas no campo da aviação, os prêmios e também os outros inventos de Alberto Santos Dumont na primeira atividade da manhã. Elas são bolsistas do projeto "Visita mediada ao Museu de Cabangu", que tem como colaboradora externa a guia de turismo Camila Vitória de Sá, responsável pela mediação das atividades da gincana.

Na prova inicial da brincadeira, as duas equipes de estudantes que participaram da proposta - "Super Poderosas" (grupo que mais pontuou nesta prova) e "Demoiselle do Mr. Mont" - foram solidárias e mostraram que a atividade era também muito séria. Juntas, elas arrecadaram mais de 20 quilos de biscoitos, farinha e fermento e 22 caixas de leite para o Lar São Miguel, instituição vinculada à Sociedade São Vicente de Paulo que acolhe dezenas de pessoas idosas em SD.

Outras provas tiveram: lançamento de aviãozinho de papel, caracterização de Alberto Santos Dumont, músicas com palavras relacionadas ao Pai da Aviação e a tradicional "torta na cara", com perguntas que exigiam conhecimentos gerais sobre a vida e a obra do inventor. A máquina utilizada nas duas últimas provas foi projetada pelo estagiário Roberto Jardim, aluno do curso técnico em Mecânica, no Laboratório IFMaker.

A equipe "Demoiselle do Mr. Mont" ficou com a primeira colocação geral, levando o prêmio de um passeio e um dia de piloto no Aeroclube de Juiz de Fora. A Escola de Aviação Civil, que forma pilotos desde 1938, compartilhou uma carta com os estudantes em que explica quais são as atividades previstas na visita, que ainda será agendada. Além dos estudantes de ambas as equipes, também se destacaram no evento os professores que apoiaram os grupos como "padrinho" e "madrinha": Tiago Fávero, de Filosofia, e Lectícia Sobreiro, de Matemática.

"É gratificante fazer parte dessa ação e também ajudar o Lar São Miguel. Moradores do Bairro Boa Vista (próximo ao IF) nos apoiaram na arrecadação dos alimentos. Todas as provas foram muito boas."

Lavínia Machado, líder do time Demoiselle

O evento contou com três convidadas especiais no júri: a coordenadora da Agência de Desenvolvimento Cultural, Ambiental e Socioeconômico de Santos Dumont e Microrregião (Adesan) e proprietária da loja temática Petit Dumont, Sheila Naves, a professora de História e ex-chefe do Arquivo Público e Divisão de Patrimônio Histórico de Santos Dumont, Ana Maria Marques Dias, e a jornalista e editora da página Sou Santos Dumont, Simone Moreira.

A manhã de sábado também teve a premiação (artigos temáticos relativos a Alberto Santos Dumont) do concurso artístico, cujos vencedores foram os seguintes estudantes:

• Melhor meme: Emmily Andrade;
  • Melhores poemas: Emmily Andrade (1), Samuel Montessi (2) e Cassiane Vitória dos Santos (3);
  • Melhores caricaturas: Júllia Borges (1), Isabel Mageste (2) e Maria Laysa Menezes (3).

"No poema, recorri à história e às invenções dele. O meme teve a proposta de algo mais engraçado, utilizando uma referência de um desenho animado."

"É fundamental a realização de um evento assim, dedicado a Santos Dumont, para a preservação da memória relativa a uma figura tão importante."

Emmily Andrade, aluna do técnico em Guia de Turismo