Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Memória IF: professor fala sobre proposta que uniu atividade física e sustentabilidade

Alunos de cursos técnicos integrados fizeram o "plogging" em ruas vizinhas ao Campus Santos Dumont, caminhando ou correndo e recolhendo o lixo que encontravam
#pratodosverem: Imagem mostra alunos, então no terceiro ano de cursos integrados no Campus Santos Dumont, e professores Gustavo Pasqualini e Guilherme Silveira após atividade de "plogging"

Contexto da foto: Em setembro de 2018, estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Santos Dumont associaram atividade física e cuidado com o meio ambiente. Eles praticaram o "plogging" (neologismo em inglês que associa os verbos "pick" - pegar, apanhar - e "jog" - correr levemente) nos bairros Quarto Depósito e Boa Vista, caminhando ou correndo e recolhendo o lixo que encontravam pelas ruas. Hoje no Campus Juiz de Fora, o professor Gustavo Pasqualini, que levou a proposta às aulas de Educação Física, relembra um pouco do que essa foto representa:

"Eu conheci o plogging a partir de um amigo servidor, o Nauru (Mendes, administrador do Campus Santos Dumont). Logo percebi que era uma atividade muito interessante, pois possibilita abordar temas como benefícios da atividade física, sustentabilidade e meio ambiente. Além disso, é uma ação que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar. Inicialmente foi realizada com as turmas dos terceiros anos integrados.

Fizemos uma caminhada de 40 minutos e conseguimos encher vários sacos de lixo, percorrendo as ruas no entorno do campus, conforme demonstrado na foto. A repercussão da atividade foi muito positiva, tanto entre os alunos e toda a comunidade interna, como também por parte da comunidade externa.

O envolvimento e interesse dos estudantes foi maravilhoso. Conseguimos trabalhar e discutir muito bem os temas forma interdisciplinar, com o apoio dos colegas da Biologia (o professor Guilherme Silveira, aliás, também está na foto) e da Geografia. No decorrer do ano fizemos a atividade mais algumas vezes".