Geral
Módulo central do Programa Mulheres Mil oferece atividades voltadas ao empoderamento
Todos os cursos do Programa Mulheres Mil vão além da qualificação profissional. Qualquer que seja a formação, em qualquer canto do Brasil, algumas semanas são dedicadas ao chamado módulo central, que propõe às alunas a abordagem de diversas temáticas relacionadas ao empoderamento feminino.
No curso de Assistente Escolar do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, que teve sua aula inaugural em 18 de março, o módulo central foi concluído após quatro semanas de muito aprendizado. Diversas atividades foram conduzidas por uma equipe voluntária formada por especialistas em temas de grande relevância para a trajetória das alunas enquanto profissionais e cidadãs:
Erika Santos e Amanda de Sá conversaram com a turma sobre Psicologia da Mulher. Saúde da família e saúde da mulher estiveram em pauta nas ações lideradas por Cleonice Magela. Informações e orientações relacionadas a direitos trabalhistas, da mulher e da consumidora foram compartilhadas por Tatiana Emidio, Bianca Reis, Silvia Vilela Damasceno e Carla Cristina de Lima Ferreira, que também falaram sobre atendimento jurídico gratuito.
Glória Camargos e Maria Geralda de Souza Lopes ministraram duas atividades, contemplando a História da Mulher com foco no empoderamento e formas de produção que promovem trabalho, inclusão e justiça social: a economia solidária e o cooperativismo. Vânia Nascimento, por sua vez, transmitiu informações valiosas sobre empreendedorismo e finanças pessoais.
Denise do Nascimento Santos e Aline de Sousa Loli deram aula sobre cidadania e educação no que diz respeito às relações étnico-raciais e de gênero, com participação especial do grupo de teatro As Ruths. Já o Mapa da Vida, uma ferramenta de autoconhecimento, foi o tema apresentado por Valquíria Carvalho.
Matemática, Português e Informática também estiveram presentes no módulo central. As aulas foram conduzidas, respectivamente, por Maria Luiza Magalhães, Antônia Barbosa e Johnatan Martins. Uma atividade sobre emprego formal e mercado de trabalho, com Simone Monteiro, orientou as alunas, entre outras práticas, sobre a produção de currículos.
Desde a última semana, a turma participa das aulas específicas do curso de Assistente Escolar, desenvolvido em parceria pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal. A equipe do Programa Mulheres Mil em Santos Dumont agradece a todo o time voluntário que fez a diferença por meio de seu conhecimento e disponibilidade e às organizações que apoiaram as atividades (Vânia Finanças, grupo de teatro As Ruths, grupo terapêutico Avassaladoras, Floricultura Vó Nazira, Nunah Fotografia, Salão da Vivi, Salão Vilela, Salão Mulher de Cachos, Mari Estética Facial e Salão da Tininha).
*Com informações compartilhadas pela equipe do Programa Mulheres Mil em Santos Dumont.