Destaque
Mulheres Mil: nova turma do curso de Assistente Escolar é recebida em aula inaugural
As 30 novas alunas do curso de Assistente Escolar, do Programa Mulheres Mil, participaram na noite de quinta-feira (5 de setembro) da primeira atividade no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. A aula inaugural, realizada no auditório da unidade, teve a apresentação do curso e do programa e uma conversa conduzida pela psicóloga Érika Santos, do grupo terapêutico Mulheres Avassaladoras, que incentiva o empoderamento feminino.
As profissionais formadas na primeira turma de Assistente Escolar também compartilharam por vídeo mensagens sobre sua experiência no curso. Coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus Santos Dumont, a bibliotecária Paula Souza explicou às novas estudantes a dinâmica das aulas e demais iniciativas, que serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h.
Ela ainda detalhou os serviços oferecidos às alunas, a exemplo do novo projeto Tribo de Dandara. Ele será uma rede de apoio à disposição das alunas mães, para que seus filhos participem de ações educativas e culturais, no próprio campus do IF, enquanto elas estudam à noite. As atividades serão supervisionadas por uma equipe de colaboradores.
O conteúdo do módulo central (que é comum a todos os cursos do Mulheres Mil no país) será trabalhado nas próximas semanas. A primeira ação prevista é o nivelamento de Informática, ministrado pelo coordenador de Tecnologia da Informação no Campus Santos Dumont, Johnatan Martins, já nesta sexta-feira (6). Em seguida, serão ofertadas as disciplinas específicas da formação em Assistente Escolar. A turma foi definida a partir dos critérios socioeconômicos previstos no edital em seleção conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas.
Também atuam na coordenação do Programa Mulheres Mil no Campus Santos Dumont a bibliotecária Aline Franco e a pedagoga Maria Cristina Lima.