Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Novo projeto promove rede de apoio para mães estudantes do Campus Santos Dumont

Novo projeto promove rede de apoio para mães estudantes do Campus Santos Dumont

"Tribo de Dandara" atenderá alunas que estudam à noite, oferecendo a seus filhos atividades educativas e de entretenimento no mesmo turno
#pratodosverem: Imagem mostra título "Tribo de Dandara: rede de apoio para as mães estudantes do Campus Santos Dumont"

Um novo projeto pretende oferecer às mães* que estudam (ou trabalham) na instituição um suporte decisivo para que suas atividades noturnas nos diversos cursos do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG sejam desenvolvidas com muito mais tranquilidade. A Tribo de Dandara é uma iniciativa dedicada às alunas que estão no IF à noite e precisam de apoio para que suas filhas, filhos ou crianças sob sua responsabilidade tenham neste mesmo horário um espaço de cuidado, aprendizado e diversão.

Estão abertas até 16 de agosto as inscrições para participar da rede de apoio para as mães estudantes do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. O cadastro deve ser realizado no link bit.ly/tribodedandarasd. No formulário, as interessadas devem indicar em quais horários do turno da noite elas precisam de apoio.

A Tribo de Dandara contará com uma equipe de servidoras, bolsistas, voluntários e diversos colaboradores parceiros para que as noites das meninas e dos meninos sejam repletas de atividades educativas (como apoio escolar) e de entretenimento (práticas esportivas e culturais). Tudo sempre nas dependências do Instituto Federal, ou seja, a poucos metros de onde suas responsáveis estiverem estudando.

Com a rede de apoio, o projeto pretende contribuir diretamente no enfrentamento da desigualdade de gênero, oferecendo melhores condições para a permanência e o êxito das estudantes em suas atividades acadêmicas.

A coordenadora da Tribo de Dandara é a servidora Paula Souza. O projeto é orientado pela professora Aline Loli e tem o apoio das também servidoras Aline Franco e Raquel Cavalcante. A assistente social Carla Cecília Esteves atua como colaboradora externa. Camila Soares, Juliana Toledo e Júlia Chaves são as alunas bolsistas; os estudantes Gésio Costa e Luiza Emanuelle Souza são voluntários.

*O público prioritário do projeto são as mães estudantes que frequentam o IF à noite, mas o atendimento se estende às mães servidoras e também às alunas que têm crianças (mesmo que não sejam filhos) sob sua responsabilidade. Não há idade mínima definida para as crianças atendidas, que devem estar no máximo no Ensino Fundamental II.