Extensão
Participe da segunda fase do Clube de Leitura On-line da Biblioteca Acyr Loureiro Lima
A Biblioteca Acyr Loureiro Lima, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, definiu a data da primeira reunião para debate da coletânea "Mulheres: Em contos com a literatura negra brasileira" em seu Clube de Leitura On-line. Em 13 de agosto, a partir das 18h30, haverá uma conversa sobre o conto "Dublê de Ogum", de Cidinha da Silva (mediação de Denise do Nascimento, do grupo As Ruths). Todas as pessoas podem participar do clube. Basta acessar o grupo no WhatsApp pelo link bit.ly/contosmulheres.
Esta será a segunda obra debatida pelo projeto. A primeira - 'Olhos d'Água", de Conceição Evaristo - já foi um sucesso, mobilizando mediadores especialistas, servidores, estudantes e público externo ao Instituto Federal. A expectativa das coordenadoras do projeto, as bibliotecárias Paula Souza e Érica Veloso, é a de ampliar o número de participantes (cerca de 70 na primeira fase) neste próximo ciclo de conversas.
"O (primeiro ciclo do) Clube de Leitura On-line não foi só um espaço para minimizar a sensação de distanciamento social por meio da literatura", avaliou Érica, "mas também um lugar de aprendizado. Aprendemos a ter um olhar consciente sobre as questões sociais e reflexivo sobre a vida. Aprendemos História e por meio de histórias partilhadas. Aprendemos tanto com nossos mediadores, por meio dos seus conhecimentos e pela generosidade em compartilhá-los. Foi transformadora e enriquecedora esta experiência, certamente não somos mais os mesmos e por isso esperamos que na próxima edição possamos ter mais pessoas conosco".
A coletânea que será debatida a partir de 13 de agosto teve a curadoria dos mediadores da etapa inicial do projeto. São 17 contos em domínio público, de Cidinha da SIlva, Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo e Machado de Assis. Estão previstos, portanto, 17 encontros on-line, sempre no aplicativo Google Meet, nos próximos meses, um para debater cada conto e com a mediação de um(a) especialista. Links das reuniões e a íntegra dos contos serão disponibilizados a todos os participantes no grupo do projeto no WhatsApp.