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Professor publica e-book sobre poder da gamificação em contexto educacional
Um ambiente leve, com diversão e competitividade saudável associadas ao aprendizado de um conteúdo técnico, pode fazer a diferença na formação de profissionais. É o que mostra o e-book publicado pelo professor Sandro Baldo, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. No trabalho, produto educacional apresentado como um dos pré-requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) oferecido pelo IF Sudeste MG, Sandro relata uma experiência de gamificação (adaptação de técnicas de jogos a outros cenários) desenvolvida pela primeira vez no segundo semestre de 2017, no curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.
Trata-se da Gincana Interdisciplinar, que foi realizada outras quatro vezes, até o segundo semestre de 2019 (a partir de 2020, não houve novas edições por conta da pandemia da Covid-19). No e-book, o professor Sandro mostra a melhora de diversos indicadores relacionados à permanência e ao êxito dos estudantes no curso. Depoimentos de alunos que participaram das atividades revelam também o engajamento nos âmbitos acadêmico e especialmente social a partir da gincana como um fator relevante para uma maior conexão com a formação e seu conteúdo.
O livro também detalha, passo a passo, como pode ser desenvolvida uma atividade dessa natureza, passando pelas etapas da definição do espaço e a escolha das dinâmicas e regras. O caráter interdisciplinar da gincana também foi destacado. "Se estiver trabalhando com turmas de curso técnico em Mecânica (...), você consegue facilmente envolver as disciplinas de Metrologia, Desenho Técnico e Geometria ou Processos de Manutenção, Lubrificação e Química (...)", exemplifica o professor.
No desenvolvimento deste produto educacional, Sandro foi orientado pelo professor Gabriel Luís da Conceição, também do Campus Santos Dumont.