Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Professor Sandro Farias toma posse como diretor-geral "pro tempore" do Campus Santos Dumont

Destaque

Indicado pela comunidade, o professor Sandro Farias Pinto cumprirá mandato como diretor-geral "pro tempore" do Campus Santos Dumont até 18 de maio de 2025
#pratodosverem: Imagem mostra coordenador de Gestão de Pessoas, Cristiano Juvenal, diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Iara Nascimento, diretor-geral substituto, Fernando Caneschi, reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, diretor-geral "pro tempore", Sandro Farias, diretor de Administração, Douglas Zancanella, diretor de Desenvolvimento Educacional, Tiago Fávero, e diretor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Leal.

Em solenidade simbólica na última quinta-feira (18 de julho), o professor Sandro Farias Pinto tomou posse como diretor-geral pro tempore do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Ele foi o indicado para o cargo pelas categorias de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da unidade em processo eleitoral concluído no último mês. A cerimônia de quinta-feira, no Auditório do IF, contou com a presença de representantes de todos os segmentos.

Além do professor Sandro, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz de Oliveira, e pelo diretor-geral substituto, professor Fernando Paulo Caneschi, que nos últimos três meses exerceu a função em caráter transitório.

Veja aqui outras fotos da solenidade

Foram apresentados durante o evento os diretores sistêmicos da gestão que se inicia: Tiago Fávero de Oliveira (Desenvolvimento Educacional), Iara Marques do Nascimento (Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Carlos Artur Alevato Leal (Desenvolvimento Institucional), Douglas Nascimento Zancanella (Administração) e Cristiano Juvenal da Silva (Coordenação de Gestão de Pessoas). Fernando Caneschi se mantém como o primeiro substituto do diretor-geral, enquanto Carlos Leal será o segundo substituto.

Durante a solenidade, o novo diretor-geral falou sobre a realização de "um grande sonho de servir à comunidade por meio de trabalho e dedicação", agora em outra função, após nove anos em salas de aula, laboratórios e projetos. Além de expressar gratidão a familiares, servidores, colaboradores e estudantes, Sandro destacou que, ao promover uma educação de qualidade, o Campus Santos Dumont será cada vez mais determinante para uma "sociedade mais justa, equilibrada e humana".

Sandro Farias Pinto nasceu em 12 de setembro de 1978, em Ipatinga (MG). Ele possui graduação em Física (2004) e mestrado em Física Aplicada (2006) pela Universidade Federal de Viçosa. Desde 2015, é professor efetivo do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

O reitor mencionou os desafios diários da gestão e a importância da família nesse processo. Primeiro diretor-geral do Campus Santos Dumont, André também salientou o papel relevante da unidade para a cidade e no contexto institucional do IF Sudeste MG. Fernando, por sua vez, agradeceu o apoio da comunidade acadêmica durante os últimos meses, o que contribuiu decisivamente no período de transição.

Conforme previsto pelo Decreto 6.986 da Presidência da República, de 20 de outubro de 2009, o professor Sandro, na condição de diretor-geral pro tempore (expressão em latim que significa "por um tempo"), cumprirá o período remanescente do mandato de seu antecessor, até 18 de maio de 2025. O calendário do IF Sudeste MG ainda prevê para o segundo semestre deste ano novas eleições, com a escolha de reitor(a) e diretores(as)-gerais de todas as unidades acadêmicas para o mandato de 2025 a 2029.