Extensão
Projeto Arvoração promove palestra sobre conservação internacional da natureza
O projeto de extensão Arvoração trouxe ao Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG na última quarta-feira (10/7) uma palestra enriquecedora sobre conservação internacional da natureza. Quem compartilhou o conhecimento com o público, em dois horários, foi a bióloga alemã Elke Mannigel, líder em iniciativas internacionais da fundação alemã OroVerde, que atua pela preservação de florestas tropicais em diferentes regiões do mundo. Coordenador do Arvoração, o professor do IF Helton Nonato também participou da conversa e detalhou os próximos passos do projeto.
Doutora em Conservação Internacional da Natureza, Elke Mannigel tem uma grande trajetória em iniciativas voltadas à preservação da biodiversidade na América Latina. Ela dividiu essa experiência com estudantes e outros interessados, trazendo relatos da atuação da Fundação OroVerde em países como Equador, Peru, Honduras, Guatemala, Cuba, República Dominicana e Haiti, além de uma jornada na Ásia, mais precisamente na Indonésia.
Em todas essas ações internacionais de preservação do meio ambiente, sempre houve algo em comum: a importância da integração com a população local. A partir de um trabalho que respeita aspectos sociais e culturais de cada país, abrem-se possibilidades para que as práticas sustentáveis, em harmonia com a natureza, sejam um objetivo compartilhado por mais pessoas e, portanto, possível de ser alcançado.
Essa disseminação do conhecimento também inclui as escolas, a exemplo do IF Sudeste MG. "Trabalhamos sempre com as escolas, na Alemanha e em outros países. Assim as crianças e jovens já aprendem desde cedo a importância da biodiversidade. Eles levam isso para casa, conversam com os pais, questionam. É muito importante formar cidadãos que tenham essa consciência", explicou Elke Mannigel.
No fim do encontro, o professor Helton também conversou com a comunidade sobre o Arvoração, detalhando as parcerias nacionais e internacionais de um projeto que tratará especialmente de poda e manutenção de árvores, seja em espaços urbanos (em Santos Dumont) ou rurais (na região de Manhuaçu).