Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Projeto Arvoração promove palestra sobre conservação internacional da natureza

Projeto Arvoração promove palestra sobre conservação internacional da natureza

Líder em projetos internacionais da Fundação OroVerde (Alemanha), bióloga alemã Elke Mannigel conversou com a comunidade no Campus Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra bióloga alemã Elke Mannigel durante palestra no IF Sudeste MG.

O projeto de extensão Arvoração trouxe ao Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG na última quarta-feira (10/7) uma palestra enriquecedora sobre conservação internacional da natureza. Quem compartilhou o conhecimento com o público, em dois horários, foi a bióloga alemã Elke Mannigel, líder em iniciativas internacionais da fundação alemã OroVerde, que atua pela preservação de florestas tropicais em diferentes regiões do mundo. Coordenador do Arvoração, o professor do IF Helton Nonato também participou da conversa e detalhou os próximos passos do projeto.

Doutora em Conservação Internacional da Natureza, Elke Mannigel tem uma grande trajetória em iniciativas voltadas à preservação da biodiversidade na América Latina. Ela dividiu essa experiência com estudantes e outros interessados, trazendo relatos da atuação da Fundação OroVerde em países como Equador, Peru, Honduras, Guatemala, Cuba, República Dominicana e Haiti, além de uma jornada na Ásia, mais precisamente na Indonésia.

Em todas essas ações internacionais de preservação do meio ambiente, sempre houve algo em comum: a importância da integração com a população local. A partir de um trabalho que respeita aspectos sociais e culturais de cada país, abrem-se possibilidades para que as práticas sustentáveis, em harmonia com a natureza, sejam um objetivo compartilhado por mais pessoas e, portanto, possível de ser alcançado.

Essa disseminação do conhecimento também inclui as escolas, a exemplo do IF Sudeste MG. "Trabalhamos sempre com as escolas, na Alemanha e em outros países. Assim as crianças e jovens já aprendem desde cedo a importância da biodiversidade. Eles levam isso para casa, conversam com os pais, questionam. É muito importante formar cidadãos que tenham essa consciência", explicou Elke Mannigel.

No fim do encontro, o professor Helton também conversou com a comunidade sobre o Arvoração, detalhando as parcerias nacionais e internacionais de um projeto que tratará especialmente de poda e manutenção de árvores, seja em espaços urbanos (em Santos Dumont) ou rurais (na região de Manhuaçu).

registrado em: ,