Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Projeto do IF para automatizar reanimadores seleciona bolsistas e colaborador externo
conteúdo

Destaque

Projeto do IF para automatizar reanimadores seleciona bolsistas e colaborador externo

Automatização dos reanimadores, também conhecidos como "Ambus", pode ser importante para profissionais de Saúde e para quem aguarda atendimento em UTI; projeto terá três estudantes bolsistas e um colaborador externo
#pratodosverem: Imagem com fundo azul e foto de um reanimador. "Desenvolvimento e implementação de sistema eletromecânico para automatização de reanimador manual. Seleção de bolsistas e colaborador externo. Inscrições até 17/5"

#pratodosverem: Imagem com fundo azul e foto de um reanimador. "Desenvolvimento e implementação de sistema eletromecânico para automatização de reanimador manual. Seleção de bolsistas e colaborador externo. Inscrições até 17/5"

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) teve mais uma ação aprovada para prestação de serviço à Saúde Pública durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto "Desenvolvimento  e implementação de sistema eletromecânico para automatização de reanimador manual", coordenado pelo professor de Informática Luciano Gonçalves, pretende beneficiar diretamente o Hospital de Misericórdia de Santos Dumont. A iniciativa selecionará três alunos bolsistas e um colaborador externo para viabilizar suas atividades. Clique aqui para conferir os editais de chamada. 

Para alunos bolsistas, o período de inscrições seguirá até este domingo, 17 de maio. O cadastro precisa ser feito pelo sistema SIGAA, de acordo com o tutorial do anexo I da chamada para seleção de estudantes. Em seguida, o discente interessado deve enviar currículo ao e-mail do coordenador do projeto, luciano.moreira@ifsudestemg.edu.br. Serão selecionados dois bolsistas de cursos técnicos (Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecânica ou Manutenção de Sistemas Metroferroviários, de qualquer modalidade) e um bolsista de graduação (Engenharia Ferroviária e Metroviária). Os alunos terão direito a uma bolsa de R$200,00 mensais durante sete meses, com uma jornada prevista de dez horas semanais. 

Os interessados em participar do projeto na vaga de colaborador externo podem se inscrever também até este domingo, dia 17. É necessário ser técnico em Enfermagem com experiência na operação do reanimador manual. O cadastro deverá ser feito a partir do envio da ficha de inscrição preenchida (anexo II da chamada para colaborador externo) ao e-mail deppi.santosdumont@ifsudestemg.edu.br até as 23h59 de domingo. Será preciso também anexar o currículo (curriculum vitae ou Lattes) e documentação comprobatória da formação acadêmica e experiência profissional descritas. A bolsa será de R$600,00 mensais durante sete meses para uma jornada de oito horas por semana. 

O projeto

Os reanimadores manuais oferecem respiração artificial a quem está aguardando atendimento em UTI, situação que pode se tornar mais frequente com a sobrecarga do sistema de Saúde por conta do crescente número de casos de Covid-19 no Brasil. Conhecido também como Ambu (da sigla em inglês Artificial Manual Breathing Unit), o equipamento é operado por técnicos em Enfermagem. Por ser manual, ele exige que o técnico utilize uma mão para controlar o bombeamento do ar e outra para manusear a máscara junto ao rosto do paciente. 

O projeto do Campus Santos Dumont tem a intenção de criar um sistema para automatizar o bombeamento, que, nesse caso, terá apenas sua frequência regulada pelo profissional. Este poderia, então, prestar atenção somente ao paciente. Assim, o primeiro atendimento a pessoas com síndrome respiratória aguda, por exemplo, seria facilitado e aprimorado no Hospital de Misericórdia de Santos Dumont. 

Na primeira fase do projeto, o colaborador externo prestará auxílio aos bolsistas por webconferência, oferecendo orientações específicas sobre o funcionamento do reanimador. Também nesta etapa, o bolsista de graduação participará do processo de escolha do modelo do sistema. Na segunda fase, em laboratórios do IF e seguindo todos os protocolos de segurança, os bolsistas de cursos técnicos iniciarão a construção do sistema eletromecânico. O terceiro estágio será dedicado aos testes. Se aprovado, o equipamento será implementado no Hospital de Misericórdia de Santos Dumont sob supervisão do colaborador externo. 

Além do coordenador Luciano Gonçalves, atuarão diretamente no projeto, orientando os estudantes em todas as etapas, os professores Luciano Biazutti e José Henrique Chaves.

*Informações do professor Luciano Gonçalves

registrado em: ,