Geral
Projeto do IF Sudeste MG recebe especialistas alemães em Santos Dumont para demonstração prática de escalada e poda de árvore
O projeto de extensão Arvoração, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, receberá em Santos Dumont nesta quarta-feira (14 de agosto), a partir das 8h, os especialistas alemães da FSB Oerrel para uma demonstração prática de escalada e poda de árvore para toda a comunidade. A ação encerra um ciclo de atividades práticas que começou com o treinamento, em Reduto (MG), para "Escalada e Poda Segura em Sistemas Agroflorestais". O projeto segue até o fim do ano, com iniciativas de conscientização da população sobre o papel das árvores em nossas vidas.
A atividade será na Praça Bias Fortes, no Centro, e poderá ser acompanhada por todas as pessoas. A ideia é demonstrar ao público as melhores práticas para a manutenção segura de árvores, bem como sua importância para as cidades.
Roda de conversa
Também na quarta-feira, às 15h, o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG receberá os instrutores alemães (Thomas Böhl, Daniel Chris Schrammar, Ulrich Grupe, Ingo Thor, Holger Schardt e Lene Mathilda Plesch) para um bate-papo promovido pelo Centro de Línguas da unidade. Todas as pessoas poderão participar do encontro, que será dedicado às relações entre Brasil e Alemanha. Em pauta, temas como as conexões linguísticas e socioculturais e os desafios ambientais enfrentados por ambos os países.
O projeto
O projeto de extensão Arvoração é desenvolvido pelas unidades de Santos Dumont e Manhuaçu do IF Sudeste MG em colaboração com organizações alemãs: a escola de escalada da FSB Oerrel (instrutores), o grupo Grube (fornecimento de equipamentos) e a ONG ambiental Gespa (gestão e organização). As parcerias com as instituições alemãs resultaram na doação para o IF de quase 200 mil reais em equipamentos e serviços. Os escaladores vieram ao Brasil como voluntários, arcando com os custos de suas viagens
A proposta é aprimorar o manejo de árvores por meio de técnicas avançadas de poda e escalada em Sistemas Agroflorestais e também em ações voltadas para a área urbana, onde a arborização é fundamental no enfrentamento do aquecimento global (que será tema central do projeto na parte final do ano). O intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Alemanha, país referência na área, também é um aspecto relevante da iniciativa. O coordenador do projeto é o professor e engenheiro florestal Helton Nonato, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.
*Com informações da equipe do projeto Arvoração