Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Prosa e poesia no Instagram: conheça as produções literárias de alunas do IF

Prosa e poesia no Instagram: conheça as produções literárias de alunas do IF

As amigas Nicole Chaves e Karen Lopes compartilham sentimentos e reflexões em rede social

Em meio à rotina repleta de atividades de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio, Nicole Chaves e Karen Lopes, do primeiro ano de Eletrotécnica, encontram tempo e inspiração para compartilhar sentimentos e reflexões em formato literário no Instagram. Nicole Chaves administra o perfil @u_nix_versos, e Karen Lopes está em @karen_poesias. Os espaços foram criados neste ano, a partir do incentivo da professora de Português e Literatura do IF Sarah Vieira e do projeto de Ensino “Eu Extraordinário: Processos Criativos”, que propõe aos alunos a potencialização de seus talentos.

“Eu já escrevia no ano passado e no começo deste ano, mas só por escrever mesmo. Eu sou muito grata à professora Sarah, que despertou essa paixão pela escrita, que é uma das coisas que eu mais gosto de fazer atualmente”, contou Karen. “Ganhei meu primeiro livro quando tinha três anos”, relatou Nicole, “e é claro que era uma obra com mais imagens, mas eu sempre gostei de ler. Quando eu estava no 5º ano (do Ensino Fundamental), a gente escrevia textos e poemas todo mês, para no fim do ano montar um livro. Foi quando eu comecei a escrever”.

“Naquela época eu escrevia mais sobre fantasias. Voltei há uns dois anos, mas era uma tentativa de responder a perguntas, era mais filosófico. Neste ano, eu também participei das atividades propostas pela professora Sarah. E o 'Eu Extraordinário' foi o despertar mesmo para eu voltar a escrever”, completou Nicole.

#pratodosverem: A imagem mostra as estudantes Nicole Chaves e Karen Lopes

Considerando a plataforma que Nicole e Karen utilizam para compartilhar os textos, o Instagram, um elemento interessante é a necessidade de associar suas mensagens a uma imagem. Elas costumam escrever e escolher uma foto que esteja em sintonia com as palavras, mas o processo inverso também acontece - às vezes, a figura é selecionada antes, e o texto se baseia nela.

As duas alunas começaram a compartilhar os textos no Instagram mais ou menos ao mesmo tempo: Karen no fim de agosto, e Nicole no início de setembro. A amizade e a paixão pela produção literária permitem a elas uma cumplicidade ao compartilhar os textos. Elas se ajudam, conferem os textos uma da outra e, de certa forma, constroem juntas os perfis.

“Comecei mais com poesias mesmo, mas depois fiz também textos em prosa, frases. Minha família sempre foi muito importante no feedback em relação aos textos. Todo mundo segue a página. Eles perguntam sobre isso quando a gente se encontra”, afirmou Karen.

“Eu escrevia textos impessoais”, explicou Nicole, “não era sobre meus estados emocionais, mas textos sobre sentimentos em relação ao mundo. Mas eu descobri que gostaria de escrever também sobre mim. Gosto de fazer mais poesias, mas não tem um padrão definido. Minha mãe também fica muito feliz e me apoia muito”.