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Retorno do Café Pedagógico tem experiência sobre autorregulação da aprendizagem
No retorno do projeto Café Pedagógico* à nossa agenda, o professor Tiago Fávero, de Filosofia, compartilhou com servidores do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG experiências metodológicas de sua sala de aula. Ele falou na tarde de quinta-feira (5) sobre a autorregulação da aprendizagem, processo em que o estudante organiza, monitora e avalia sua própria evolução.
Em seu já concluído Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o professor se aprofundou sobre a proposta. A ideia é manter sempre um nível alto de exigência para a aprendizagem, mas com métodos avaliativos mais flexíveis.
Os princípios básicos da experiência desenvolvida ao longo deste ano são:
- O estudante pode consultar informações durante avaliações;
- Ele precisa, obviamente, construir o próprio texto, sem cópia;
- É possível refazer a avaliação quantas vezes o estudante quiser, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre determinado tema (além da oportunidade de melhorar a nota).
Uma das vantagens da proposta é o feedback constante oferecido aos estudantes, conforme lembrou a coordenadora do Café Pedagógico, a pedagoga Elisângela Moraes. Com o princípio de permitir novas tentativas, o professor tem a oportunidade de dialogar frequentemente com os alunos sobre os aspectos em que é possível aprimorar um texto ou um trabalho. E o melhor: isso não é algo abstrato a partir do momento em que o próprio aluno pode, se assim desejar, refazer a atividade uma, duas ou mais vezes.
Na conclusão do encontro, Tiago reconheceu que a ideia, com bons resultados até agora, é de mais simples aplicação em disciplinas como a Filosofia e outras do âmbito das Ciências Humanas.
*O Café Pedagógico busca associar a pausa no trabalho a um bate-papo que traz ideias e soluções para o ensino-aprendizagem a partir do compartilhamento de experiências de educadores.