Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Retorno do Café Pedagógico tem experiência sobre autorregulação da aprendizagem
conteúdo

Geral

Retorno do Café Pedagógico tem experiência sobre autorregulação da aprendizagem

Professor Tiago Fávero contextualizou metodologia desenvolvida ao longo deste ano
#pratodosverem: Imagem mostra professor Tiago Fávero durante sua apresentação.

#pratodosverem: Imagem mostra professor Tiago Fávero durante sua apresentação.

No retorno do projeto Café Pedagógico* à nossa agenda, o professor Tiago Fávero, de Filosofia, compartilhou com servidores do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG experiências metodológicas de sua sala de aula. Ele falou na tarde de quinta-feira (5) sobre a autorregulação da aprendizagem, processo em que o estudante organiza, monitora e avalia sua própria evolução.

Em seu já concluído Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o professor se aprofundou sobre a proposta. A ideia é manter sempre um nível alto de exigência para a aprendizagem, mas com métodos avaliativos mais flexíveis.

Os princípios básicos da experiência desenvolvida ao longo deste ano são:

  • O estudante pode consultar informações durante avaliações;
  • Ele precisa, obviamente, construir o próprio texto, sem cópia;
  • É possível refazer a avaliação quantas vezes o estudante quiser, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre determinado tema (além da oportunidade de melhorar a nota).

Uma das vantagens da proposta é o feedback constante oferecido aos estudantes, conforme lembrou a coordenadora do Café Pedagógico, a pedagoga Elisângela Moraes. Com o princípio de permitir novas tentativas, o professor tem a oportunidade de dialogar frequentemente com os alunos sobre os aspectos em que é possível aprimorar um texto ou um trabalho. E o melhor: isso não é algo abstrato a partir do momento em que o próprio aluno pode, se assim desejar, refazer a atividade uma, duas ou mais vezes. 

Na conclusão do encontro, Tiago reconheceu que a ideia, com bons resultados até agora, é de mais simples aplicação em disciplinas como a Filosofia e outras do âmbito das Ciências Humanas.

*O Café Pedagógico busca associar a pausa no trabalho a um bate-papo que traz ideias e soluções para o ensino-aprendizagem a partir do compartilhamento de experiências de educadores.

registrado em: