Pesquisa
Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica publica artigo de professor do Campus Santos Dumont
A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica publicou o artigo "Educar os educadores: trabalho, educação e práxis no contexto dos Institutos Federais", de autoria do professor Tiago Fávero, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. O estudo foi motivado pela ideia que levou à criação da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea da unidade, que já tem uma turma concluinte e voltará a abrir vagas ainda em 2021.
Você pode ler o artigo aqui
Assim, o texto defende que, ao mesmo tempo em que os professores são agentes de transformação da sociedade, devem também ser transformados a partir do momento em que interagem com um mundo repleto de contradições, desafios e possibilidades. Por isso, é importante que estejam aptos a fazer parte de uma formação que, para seus alunos, vá muito além de uma educação mecanizada e tecnicista e seja coerente com o contexto em que vivem.
"Se a realidade contemporânea é marcada por transformações em suas várias dimensões", escreve o professor Tiago Fávero na conclusão do artigo, "a escola e os professores precisam estar aptos a dialogar com esta realidade".
Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Tiago é doutorando do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). O docente, das áreas de Filosofia e Sociologia, também foi o presidente da comissão que elaborou o projeto da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea do Campus Santos Dumont, atualmente coordenada pela professora Patrícia Morais.