Destaque
Santos Dumont celebra neste domingo 80 anos de fundação da Escola Profissional
Santos Dumont celebra neste domingo, 23 de maio, os 80 anos da fundação de sua Escola Profissional. Antecedida pela Escola Profissional Fernando Guimarães (1941 a 1970), pelo Centro de Formação Profissional (1976 a 2004) e pelo Centro Municipal de Educação Profissional (2004 a 2010), a unidade local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais traz à memória uma trajetória muito marcante, de décadas especiais para os sandumonenses. Há 11 anos na Terra do Pai da Aviação, atuando na formação de profissionais e cidadãos em diversos níveis, hoje do Ensino Médio à pós-graduação, o IF Sudeste MG herda um legado que implica honra e responsabilidade.
Desde 23 de maio de 1941, o especial e histórico espaço do Quarto Depósito mudou bastante, mas ainda é possível reconhecê-lo em cada imagem e instante resgatados de uma linha do tempo de 80 anos. Separadas pelas décadas, as instituições tiveram gestores, instrutores, professores e alunos que escreveram belas páginas. Portanto, é com admiração e respeito que devem ser lembrados todos aqueles que iniciaram, dignificaram, enriqueceram e sustentaram essa jornada, a exemplo de Acyr Loureiro Lima, que hoje oferece seu nome à Biblioteca do IF Sudeste MG.
"É um legado histórico, do qual, desde 2010, o Campus Santos Dumont do Instituto Federal passou a fazer a parte", lembrou o novo diretor-geral da unidade, Benedito Carvalho, durante a cerimônia simbólica da transmissão de cargo de reitor e posse de diretores do IF Sudeste MG, na última terça-feira (18). "Precisamos reverenciar, honrar, homenagear e preservar (esse legado), mas também dar continuidade. Tenho absoluta certeza de que a comunidade do Campus Santos Dumont abraçou também a missão de evolução e desenvolvimento da educação profissional no município. Não só para seus habitantes, mas também para todos os cidadãos que nos procurarem em busca de formação nos mais diversos níveis e modalidades".
Parabéns a todas as pessoas que fazem parte de uma tradição de 80 anos, da qual Santos Dumont tanto se orgulha.