Pesquisa
Tese de doutorado de professora do IF Sudeste MG é disponibilizada à Estação Ferroviária Central de SD
No evento de inauguração da revitalizada Estação Ferroviária Central de Santos Dumont, promovido pela Associação Ação em Movimentos Artísticos (AMA) na noite da última segunda-feira (1º de julho), a professora Geísa Soares, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, disponibilizou ao novo espaço uma cópia de sua tese de doutorado, intitulada “Qual o destino desse trem? Valores e ressonâncias do Patrimônio Ferroviário nos Trilhos da Musealização e do Turismo em Santos Dumont, Minas Gerais”.
Doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a professora Geísa buscou compreender no estudo os elementos que contribuem para a preservação do legado da ferrovia na cidade. Foram entrevistadas cerca de 40 pessoas, incluindo gestores, pesquisadores e docentes dos segmentos de Turismo, História e Museologia.
A cópia da tese de doutorado da professora foi entregue diretamente à presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santos Dumont e responsável pela Divisão de Arquivo Público da cidade, Rosa de Fátima Machado Pinheiro, e poderá ser utilizada pela população como material de pesquisa.
No Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto) em 2023, foi realizada, no Centro de Santos Dumont, a exposição “As ressonâncias do Patrimônio Ferroviário apitam na estação”, com 28 imagens registradas pela professora Geísa no contexto de seu doutorado. As fotografias também estavam presentes na segunda-feira, no evento de inauguração da Estação Ferroviária Central.