Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Tese de doutorado de professora do IF Sudeste MG é disponibilizada à Estação Ferroviária Central de SD

Pesquisa

Pesquisa é um documento sobre o Patrimônio Ferroviário de Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra Ana Maria Marques Dias (Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural), professora Geísa Soares, Rosa de Fátima Machado Pinheiro (Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural) e Sinomea Gomes (Biblioteca Municipal). Foto cedida pela professora Geísa Soares.

No evento de inauguração da revitalizada Estação Ferroviária Central de Santos Dumont, promovido pela Associação Ação em Movimentos Artísticos (AMA) na noite da última segunda-feira (1º de julho), a professora Geísa Soares, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, disponibilizou ao novo espaço uma cópia de sua tese de doutorado, intitulada “Qual o destino desse trem? Valores e ressonâncias do Patrimônio Ferroviário nos Trilhos da Musealização e do Turismo em Santos Dumont, Minas Gerais”.

Doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a professora Geísa buscou compreender no estudo os elementos que contribuem para a preservação do legado da ferrovia na cidade. Foram entrevistadas cerca de 40 pessoas, incluindo gestores, pesquisadores e docentes dos segmentos de Turismo, História e Museologia.

A cópia da tese de doutorado da professora foi entregue diretamente à presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santos Dumont e responsável pela Divisão de Arquivo Público da cidade, Rosa de Fátima Machado Pinheiro, e poderá ser utilizada pela população como material de pesquisa.

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto) em 2023, foi realizada, no Centro de Santos Dumont, a exposição “As ressonâncias do Patrimônio Ferroviário apitam na estação”, com 28 imagens registradas pela professora Geísa no contexto de seu doutorado. As fotografias também estavam presentes na segunda-feira, no evento de inauguração da Estação Ferroviária Central.

registrado em: ,