Pesquisa
Três projetos de iniciação científica do Campus Santos Dumont são aprovados para 2021/2022
O âmbito da Pesquisa no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais ganhou outros três projetos, que serão desenvolvidos já a partir deste ano e continuam em 2022. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG divulgou nesta semana o resultado final da seleção de ações para os Programas de Iniciação Científica, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A relação dos projetos aprovados no IF Sudeste MG está disponível na página do Sistema Inovare (Editais Fechados)
As iniciativas classificadas na unidade de Santos Dumont são as seguintes:
Edital 04/2021 (Ensino Superior):
*Aplicações de Equações Diferenciais e Modelagem Matemática (Prof.ª Monalisa Reis). O projeto iniciou seleção de um bolsista, com inscrições abertas até 5 de setembro, pelo formulário em bit.ly/modelagemmat. Podem se inscrever alunos de cursos de graduação do Campus Santos Dumont que já tenham concluído com êxito ou estejam cursando a disciplina Cálculo II. A chamada de seleção, com todos os detalhes, está disponível aqui. São 20 horas de jornada semanal e uma bolsa de R$400,00 mensais (durante 12 meses) para o estudante. O processo de seleção acontecerá por entrevista.
Edital 05/2021 (Médio/Técnico):
*Desenvolvimento de protótipo de sistema embarcado para automatização de semáforo aplicado à acessibilidade (Prof. Luciano Gonçalves);
*EletroDance: Desenvolvimento de um sistema embarcado para criar efeitos de luzes em apresentação de dança (Prof. Luciano Gonçalves).
O último projeto listado aqui, aliás, dialoga diretamente com uma iniciativa de extensão promovida no Campus Santos Dumont que, também coordenada pelo professor Luciano, levou danças urbanas à rotina dos alunos participantes, a momentos culturais em eventos do IF Sudeste MG (foto) e a competições. Agora na Pesquisa, este novo projeto lançará mão do conhecimento técnico, construído em salas de aula e laboratórios, para criar um sistema que valoriza ainda mais as apresentações de dança por meio dos efeitos de luzes. Quer melhor exemplo de aplicação do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão?
Que as três ações sejam experiências valiosas para toda a comunidade envolvida.