Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Vagas complementares: IF Sudeste MG terá inscrições gratuitas para ingresso imediato em quatro cursos de Santos Dumont

Destaque

Com inscrições a partir das 14h de segunda-feira (19 de fevereiro), oportunidades são para os cursos técnicos em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Logística, para a Licenciatura em Matemática e para o Proeja (curso técnico em Infraestrutura Escolar)
#pratodosverem: Imagem mostra título "vagas complementares", com indicação de cursos (Matemática, Cursos técnicos e Proeja), possíveis candidatos e a logomarca do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) oferece uma nova oportunidade de acesso a quatro de seus cursos. A Licenciatura em Matemática, as formações técnicas em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Logística (concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio) e o Proeja (Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, com o curso técnico em Infraestrutura Escolar) abrem nesta segunda-feira (19 de fevereiro), às 14h, inscrições para vagas complementares relativas ao último Processo Seletivo da instituição.

O cadastro é totalmente gratuito e deve ser realizado pelos próprios candidatos nestes links:
Logística e Manutenção de Sistemas Metroferroviários: bit.ly/vagastecnico
Licenciatura em Matemática: bit.ly/vagasmat
Infraestrutura Escolar (Proeja): bit.ly/vagasproeja

Confira os editais (leitura obrigatória para os candidatos):

Logística e Manutenção de Sistemas Metroferroviários

Infraestrutura Escolar (Proeja)

No caso dos cursos técnicos (Logística, Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Infraestrutura Escolar - Proeja), a classificação será definida pela ordem de inscrição. O acesso à Licenciatura em Matemática levará em conta, prioritariamente, as notas obtidas no Processo Seletivo 2024.1 do IF Sudeste MG (prova para graduação) ou, caso o candidato não tenha participado desta última seleção, o desempenho no Enem (qualquer edição de 2019 a 2023). O prazo para as inscrições termina na sexta-feira, 23 de fevereiro, às 20h.

Em caso de dúvidas, entre em contato por ligação para (32) 9 8469 7150.

Quem pode fazer cada curso?
Técnico em Logística (aulas à tarde): quem está matriculado no 2º ou no 3º ano ou já concluiu o Ensino Médio;
Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (aulas à noite): quem está matriculado no 2º ou no 3º ano ou já concluiu o Ensino Médio;
Técnico em Infraestrutura Escolar do Proeja (aulas à noite): maiores de 18 anos que já concluíram o Ensino Fundamental e ainda não possuem o Ensino Médio completo;
Licenciatura em Matemática (aulas à noite): quem já concluiu o Ensino Médio e fez qualquer edição do Enem de 2019 a 2023 ou prestou o último Processo Seletivo do IF Sudeste MG.

Proeja e curso técnico em Infraestrutura Escolar
O curso técnico em Infraestrutura Escolar segue a lógica de uma formação integrada: os estudantes cursam o Ensino Médio e a parte profissionalizante ao longo de três anos. A diferença - e a grande vantagem - é que, por ser da modalidade Proeja, todas as aulas acontecem apenas no turno da noite. Após três anos, o(a) aluno(a) sai da instituição com o Ensino Médio e com uma profissão.

O técnico em Infraestrutura Escolar pode fazer manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações, além de organizar e conservar espaços físicos. O profissional também busca soluções para problemas de infraestrutura. Em função das habilidades em manutenção elétrica, mecânica e hidráulica desenvolvidas durante o curso, sobretudo nos laboratórios do IF, o profissional pode atuar também fora do ambiente escolar, inclusive como autônomo, em Instalações Prediais, Elétricas Prediais ou Hidráulicas.

Para fazer o curso, é necessário ser maior de 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental e não possuir o Ensino Médio completo.