Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Primeira turma de Guia de Turismo EAD conclui curso com viagem a Curitiba
conteúdo

Destaque

Primeira turma de Guia de Turismo EAD conclui curso com viagem a Curitiba

Após um ano e meio de estudos na plataforma EAD e algumas atividades presenciais, como avaliações e viagens técnicas, 36 alunos completam formação
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes do curso técnico em Guia de Turismo EAD durante atividade na viagem técnica a Curitiba

#pratodosverem: Imagem mostra estudantes do curso técnico em Guia de Turismo EAD durante atividade na viagem técnica a Curitiba

O curso técnico em Guia de Turismo a distância é, mais do que uma aposta do Campus Santos Dumont, uma necessidade para muitas pessoas de Minas Gerais. Elas são de diferentes cantos do estado – muitas, inclusive, já com experiência no segmento do Turismo  e precisam da formação, que, em terras mineiras, é oferecida gratuitamente apenas pelo IF Sudeste MG, para se credenciarem como guias. Nesta semana, 36 dos 40 alunos que iniciaram a primeira turma há um ano e meio concluíram o curso com uma viagem técnica a Curitiba, que também teve a presença de nove estudantes da modalidade presencial, de segunda a quarta-feira desta semana.

Nos próximos meses, os novos profissionais receberão não apenas o certificado de conclusão do curso pelo IF, mas também poderão solicitar ao Ministério do Turismo a carteira do Cadastur que os habilitará ao exercício da função de guia. Assim, estarão aptos a acompanhar viagens em toda a América do Sul e a efetivamente realizar diferentes tipos de guiamento em Minas Gerais. 

“Para toda a equipe de professores foi um desafio enorme (trabalhar pela primeira vez com um curso a distância): metodologia nova, adaptação e criação de conteúdos, correções de atividades semanais. Foi uma dedicação digna de aplausos”, avaliou a coordenadora do curso, professora Izabel Rodrigues, que liderou a idealização da formação a distância. 

Responsável por uma agência de São João del-Rei, Jadir Jânio da Silva foi um dos concluintes que participaram das atividades em Curitiba – que, como uma viagem interestadual com procedimento aéreo, é obrigatória na formação dos guias – e estiveram na solenidade simbólica de formatura do IF em 11 de dezembro. “Eu queria e precisava muito fazer o curso”, admitiu, “mas, enquanto ele não era oferecido a distância, não havia sido possível. Agregou muito. Aprendemos novas técnicas de condução de turistas. Abriu um leque de conhecimento muito importante para o exercício dessa atividade”. 

Thauany Oliveira, de Juiz de Fora, vê o curso como “uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”. “Foi a primeira vez que eu estive em um aeroporto como passageira (na viagem a Curitiba)”, relatou, “e por meio do ensino tive muitas oportunidades. É muito importante que haja o acesso à educação gratuita e de qualidade. O curso foi excelente, aprendi demais e fiz muitos amigos”. 

A segunda turma da modalidade a distância, que abre vagas para quem já concluiu o Ensino Médio, iniciará os estudos no primeiro semestre de 2020, também quando a primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo integrado já estará no Campus Santos Dumont.

registrado em: