Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2018 > 11 > Alunos do Técnico em Enfermagem realizam ação do Outubro Rosa

Alunos do Técnico em Enfermagem realizam ação do Outubro Rosa

No dia 25 de outubro, o curso de Técnico em Enfermagem e a Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE), promoveram uma ação de sensibilização em torno da Prevenção ao Câncer de Mama no Campus São João del-Rei.

A ação salientou a importância do autocuidado como forma de prevenção do câncer de mama tanto feminino quanto masculino.

As atividades contaram com exposição de painéis, exibição de vídeos, distribuição de panfletos e com a participação dos alunos do 2º Período do Técnico de Enfermagem que prestaram orientações sobre a realização do autoexame e aferição de pressão arterial.

A assistente social, Luciana Laudares de Castro, fala sobre a importância de promoção de ações como essa. “Acreditamos que incentivar a discussão sobre estes, e outros temas, contribuem para a formação cidadã de nossos estudantes, bem como para levar informação a todos os servidores e demais usuários do campus".

Campanha Outubro Rosa 2018

Neste ano, a campanha do Instituto Nacional de Câncer – INCA no Outubro Rosa teve como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:

• enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Fonte: INCA - Ministério da Saúde.