Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2018 > 11 > Campus São João del-Rei participa de Congresso Nacional em Uberlândia

Campus São João del-Rei participa de Congresso Nacional em Uberlândia

• "> FOTOS COPENE (4).JPG

Servidores e alunos do IF Sudeste-Campus São João del-Rei, participaram do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros – COPENE, entre os dias 12 e 17 de outubro.

Campus foi representado pelos servidores Rosana Machado, Diogo Matos e Ivair Silva, pelas alunas bolsistas dos projetos de extensão que desenvolvem ações relacionadas às temáticas étnico-raciais: Marise dos Santos, Samantha Cristina Cardoso  e Renata de Souza Bascelos, e por alunos da Universidade Federal de São João del-Rei, integrantes do projeto de extensão.

A programação do COPENE contou com palestras, minicursos, mesas redondas, conferências, apresentações culturais e oficinas. Durante o evento, foram discutidos assuntos como as relações raciais na educação, combate à intolerância religiosa, o apagamento acadêmico da produção artística negra, educação quilombola e a implementação de cotas nas instituições de ensino superior.

Campus apresentou duas comunicações orais, um pôster, o espetáculo teatral "A gente canta Zumbi... e outras histórias", e os resultados parciais do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio da Rede Estadual de Minas Gerais financiado pela FAPEMIG, “Territórios de Iniciação Cientifica e Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora – Ubuntu/NUPEAAS”.

Segundo a professora responsável pelos projetos de extensão apresentados, Rosana Machado de Souza, a participação no X COPENE foi de grande importância para o Campus. “Estamos atualmente trabalhando na construção do nosso NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e já começamos esse processo integrando o CONEAB (Consócio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros) e incentivando a participação dos nossos alunos em um evento de grande relevância nacional”.

A participação no evento foi possível graças ao apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX-IF Sudeste MG), que custeou todas as despesas da equipe, em parceria com a Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus São João del-Rei.