Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 05 > Campus obteve a melhor nota entre os campi do IF Sudeste MG

Campus obteve a melhor nota entre os campi do IF Sudeste MG

Foi divulgado em abril, pela Plataforma Nilo Peçanha, que o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei passou de 13º a 2º lugar em Minas Gerais com o maior Índice de Eficiência Acadêmica, considerando somente os institutos federais do estado. A plataforma é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação dos dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, gerido pelo Ministério da Educação.

Os dados apontaram o índice de 69% para o IF Sudeste- Campus SJDR, bem acima da média nacional. Além disso, o Campus apresentou melhoras no número divulgado no ano passado, de 57,4%. Essa é a segunda vez que a plataforma é atualizada.

Os números são referentes a 2018 e reúnem 964.593 matrículas em 11.159 cursos, distribuídos em 647 instituições de todo o país.

Segundo o diretor-Geral do Campus, Professor Ataualpa Luiz de Oliveira, “Nos últimos anos, o Campus tem adotado um posicionamento de trabalhar com maior foco no ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, diversas ações já têm sido executadas. Podemos dizer que essa melhoria no índice da eficiência acadêmica é  um reflexo desse trabalho”.

Ataualpa completa dizendo que a instituição continuará trabalhando para obter resultados ainda melhores. “É muito importante essa melhoria do nosso índice, mas ainda há muito a ser feito. Por isso, precisamos do envolvimento de cada servidor e cada aluno para que nosso resultado possa ser ainda mais eficiente”, pontua.  O diretor-Geral vê ainda com preocupação os cortes anunciados recentemente pelo governo federal da ordem de 30% do orçamento. Tal retenção poderá afetar consideravelmente a qualidade dos trabalhos realização em ensino, pesquisa e extensão no Campus São João del-Rei.

Indicador de Eficiência Acadêmica

Segundo a Plataforma Nilo Peçanha, o cálculo do indicador de Eficiência Acadêmica deve avaliar a capacidade da Rede Federal de atingir os resultados previstos em termos de “estudantes certificados” ou “com potencial de certificação” em relação à quantidade total de matrículas considerando um determinado ciclo de matrículas.

Assim como ocorre nos demais “Indicadores de Ciclo” a análise da Eficiência Acadêmica será realizada considerando a situação de matrícula dos alunos com fim de ciclo previsto para o ano anterior ao ano de referência a partir da medição em 31/12.

Para essa análise, são utilizados dois grupos distintos: Grupo 1- Alunos que concluíram todas as unidades curriculares dentro do tempo previsto (+ 01 ano) e que por isto são categorizados como Concluintes (Formados ou Integralizados em fase escolar); Grupo 2- Alunos que, embora figurem como retidos, também poderão concluir seus estudos com êxito, fazendo jus à certificação. Isso significa que no IF Sudeste- Campus SJDR obteve um número de concluintes dos grupos 01 e 02 maior em relação ao número de matriculados.

Para o diretor de Ensino, Professor Ailton Augusto de Assis Magela, a melhoria deste índice se deve a algumas ações empreendidas pelo Ensino nos últimos dois anos: “São três pontos, que considero fundamentais neste resultado: desenvolvimento de mais projetos de ensino, pesquisa e extensão; projetos de monitoria das disciplinas que apresentavam alto índice de reprovação e ações coordenadas entre o setor de Estágio (ligado à Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) e a coordenação dos cursos para auxiliar os estudantes que estavam retidos em função do cumprimento deste quesito”. O diretor reforça que o acompanhamento próximo dos coordenadores de curso junto a situação acadêmica dos alunos também é fundamental neste processo.

Sobre o IF Sudeste- Campus SJDR

Com nove anos de atuação na cidade, o IF sanjoanense conta atualmente com 11 cursos em atividade, sendo cinco cursos técnicos, quatro cursos de graduação e duas pós-graduações. Em 2020, mais uma novidade: a abertura de suas primeiras turmas do Ensino Médio Integrado. Nesse período, foram ofertadas 3.445 vagas. Sendo que 18.340 candidatos de 27 cidades diferentes da Zona da Mata e Campos das Vertentes, participaram dos processos seletivos do IF de São João del-Rei.