Ensino
Turma de Libras do Campus realiza atividades em homenagem ao setembro Azul
Nos dias 24 e 25 de setembro, as turmas de LIBRAS da instituição, com o apoio da Comunidade SURDA e dos membros do projeto de extensão do Centro de Linguagens e Letramento (CELL) compartilharam conhecimento com os alunos e professores do Campus SJDR por meio de um encontro plural, jogos, conversa e muito aprendizado.
A iniciativa fez parte das comemorações do Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira; nos intervalos das aulas da noite de terça (24) e quarta (25), os alunos das duas turmas do curso de LIBRAS puderam passar adiante uma parte do que aprenderam em sala sobre a Língua Brasileira de Sinais.
Em equipes, os discentes e os representantes da comunidade surda presentes ensinaram, de forma lúdica, o alfabeto, números, cumprimentos e outros sinais para os demais participantes. Com bingo, dominó, amarelinha, gincanas, telefone sem fio e a comunicação toda em LIBRAS, o aprendizado e a troca foram mútuos.
Uma história para relembrar
O nono mês do ano é marcado por eventos históricos relacionados à luta por igualdade dos surdos. Já a cor azul remete à 2ª Guerra Mundial, pois os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço. No fim da década de 90, a cor passou a ser utilizada como símbolo de orgulho de fazer parte da Comunidade e tornou-se a cor da luta pela inclusão e pelo respeito.
Como principais objetivos, a mobilização buscou conscientizar, homenagear e celebrar conquistas que se deram ao longo dos anos. São marcos da cultura surda (no Brasil e no mundo):
• 6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. O édito fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.
• 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais. Essa data foi instituída pela ONU há dois anos, depois de um amplo debate. Também é um marco na criação da Federação Mundial dos Surdos. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras.
• 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil.
• 30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.
O curso de LIBRAS é ministrado semanalmente pelo professor Anderson Geraldo Rodrigues com apoio da Tradutora Intérprete de Libras Paula Aparecida Alves, no IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.