Geral
Os alunos do Projeto Rondon compartilham suas experiências em roda de conversa
Na quarta-feira, 23 de outubro, o IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei – sediou uma roda de bate-papo sobre o Projeto Rondon, na Operação João de Barro, que foi realizada entre os dias 17 e 28 de julho deste ano, em Cajazeiras do Piauí (PI).
O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Letras e Gestão em Recursos Humanos, além de professores da instituição, entre os docentes, a Coordenadora do Projeto, Alessandra Fernandes, e do subcoordenador Alexandre Furtado.
Os rondonistas comentaram que puderam desenvolver competências pessoais e profissionais. Foram compartilhadas também a vivência no local, bem como a recepção da comunidade e as oficinas como forma de empreendedorismo e empoderamento.
A participação deles no IV Congresso Nacional do Projeto Rondon ainda permitiu que colaborassem na tomada de decisões a respeito de novas operações nos próximos editais.
No final da discussão, foram sorteadas blusas do projeto.
O que é o Projeto Rondon?
Segundo o site do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal que envolve diversos ministérios, como o da Defesa, da Educação, da Saúde, entre outros, atuando em áreas remotas do país.
A iniciativa faz parte de um trabalho conjunto entre os governos estaduais e municipais, em parceria com instituições de ensino superior, a fim de proporcionar aos estudantes universitários a oportunidade de prestar serviços comunitários a uma determinada população.
Um dos critérios de seleção da região é por meio do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é enviar alunos para desenvolver o local, fortalecer políticas públicas, promover a cidadania e ainda desenvolver no voluntário a responsabilidade social e o espírito crítico.