Destaque
Sistema E-sic dá lugar ao Fala.BR!
O sistema E-sic, para solicitação de acesso à informação, vai deixar de existir. No seu lugar, entra a plataforma Fala.BR, o novo canal de comunicação na internet entre a população e o IF Sudeste MG, instituição que reafirma seu compromisso com a transparência e com o atendimento ao público.
Pedidos para a Ouvidoria, de acesso à informação e do "Simplifique!", ferramenta de envio de solicitação para desburocratizar serviços públicos, devem ser feitos pelo Fala.BR. No caso do IF Sudeste MG, a parte de acesso à informação ainda não está disponível pela plataforma. Os pedidos de acesso à informação são regulados pela Lei 12.527/11 e podem ser feitos anonimamente. O prazo de atendimento é 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10.
Para informações institucionais sobre o tema, o cidadão pode acessar: https://www.ifsudestemg.edu.br/acessoainformacao/servico-informacao-cidadao-sic.
Fala.BR
A plataforma tem sistema mais moderno, opera integralmente em ambiente web e é mais acessível, já que se adapta a telas de diferentes aparelhos celulares, mesmo com tamanhos distintos.
O link para acesso ao Fala.BR é https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f. Ao entrar na modalidade desejada, o cidadão seleciona a Instituição sobre a qual quer falar.
A gestora do SIC e auditora do Campus Juiz de Fora, Maria Luiza Firmiano Teixeira, avalia como positiva a mudança: “Do ponto de vista do cidadão, a unificação facilita o contato, evitando o cadastro em vários sistemas (antes: e-SIC, e-OUV e Simplifique!), e, também, caso a pessoa não tenha muita convicção sobre a natureza de seu pedido, o próprio órgão poderá fazer o encaminhamento para o responsável pertinente. Por exemplo, se a Ouvidoria recebe como solicitação um pedido de acesso à informação, será possível encaminhar ao Serviço de Informação sem sair do sistema. Antes, o Ouvidor precisava encaminhar um e-mail ou memorando com o conteúdo, e o lançamento no e-SIC era manual. Do ponto de vista de quem gerencia, o Fala BR tem mais opções de filtros e organização de dados. Com isso, poderemos gerar relatórios de prestação de contas do serviço mais detalhados, sem necessidade de levantamento de dados de mão própria, como antes”, explica Maria Luiza.