Destaque
Campus São João del-Rei se despede de Alexandre Ziviani
Vermelho. Assim como uma das cores da logo do IF Sudeste MG, vermelho era uma das cores favoritas do Professor Alexandre Lana Ziviani, de quem o Campus São João del-Rei se despede hoje. Ele faleceu na noite desta terça-feira, dia 23 de março, acometido por complicações de um câncer que enfrentava desde 2018.
Em 2013, em sua campanha para Direção-Geral do Campus São João del-Rei, gestão 2013-2017, não houve dúvidas sobre a cor que o representaria: o vermelho. No design gráfico, o vermelho representa a intensidade, a paixão, o amor e também a fome.
Cor melhor não poderia representar um jovem arrojado, com “sangue no olho” como ele gostava de se definir: “sagaz, audaz e perspicaz”, dizia ele entre risos gabando-se de seu temperamento intenso.
Foi com essa fome de vida que ele empenhou sua energia para erguer o Campus São João del-Rei em abril de 2011, quando então substitui o primeiro diretor-Geral. Junto a sua equipe gestora de coordenadores, assessores e diretores sistêmicos estruturou a efetiva implantação do Campus. Investiu nos primeiros mobiliários, equipamentos, laboratórios, identidade visual, implantou a maioria dos cursos ainda vigentes na instituição.
Além disso, buscou criar regulamentos, normativas, investiu em informatização e otimização dos processos e procedimentos, até então, realizados no campus sanjoanense.
Sua formação enquanto docente era Bacharel em Administração. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atuou nas áreas de Administração Púbica, Administração Estratégica e Marketing. Possuía ainda experiência no setor varejista, exportação de produtos e logística empresarial.
Devido a sua experiência e notável liderança, na primeira eleição que efetivamente concorreu ao cargo de diretor-Geral, até então era pro-tempore, ou seja, indicado pela Reitoria, venceu com 82% dos votos válidos e geriu até 2017 com muito afinco. Exigente, cobrava um trabalho primoroso da equipe. Gostava, como dizia de “cornetar” , porque para ele, sempre havia algo que poderia ser melhorado, aprimorado.
Ziviani acreditava que o Campus São João del-Rei merecia o mesmo destaque dos campi pré-expansão e lutou no Colégio de Dirigentes de 2011 a 2017, ao lado dos dirigentes dos campi pós-expansão como Santos Dumont, Muriaé e Bom Sucesso para que todos tivessem iguais oportunidades de crescer e se desenvolver.
Enquanto gestor seu maior sonho realizado foi a inauguração do Prédio 02 em 06 de março de 2017, depois de seis anos de muita batalha, atraso nas obras, abandono de empresas, reestruturação do projeto original.
Foi um visionário ao alterar o projeto original, que previa apenas um andar de salas de aula e ergueu uma obra de três andares com 25 salas de aula, um minianfiteatro, um anfiteatro para 230 lugares, uma biblioteca e espaço para 10 laboratórios divididos para Informática e as práticas específicas de curso. Um investimento de R$ 6,7 milhões em obra, mobiliário e equipamentos conseguidos graças a sua capacidade de articulação política.
Ziviani foi um batalhador até os últimos dias. Deixa sua esposa, também servidora, Rosilane Meneses Folgado a quem o IF Sudeste MG presta sua solidariedade e dois filhos: João Vicente e Letícia. O Campus São João del-Rei presta suas homenagens a seus pais, familiares e amigos.
Em respeito à sua partida, o Reitor Professor Charles Okama de Souza decretou do âmbito do IF Sudeste MG luto oficial de três dias. O velório ocorrerá nesta quarta-feira, dia 24 de março, no Cemitério Bosque da Esperança em Belo Horizonte de 13h30 às 15h30.
Informamos ainda que, devido a " Onda Roxa" do " Programa Minas Consciente" por ocasião da pandemia da COVID-19 em Belo Horizonte, haverá uma restrição do número de pessoas para comparecimento ao velório.
Para eternizar sua passagem pela instituição o atual diretor-Geral, Professor Ataualpa Luiz de Oliveira, vai propor Ad-referendum, que o Anfiteatro do Prédio 02, passe a se chamar “Anfiteatro Professor Alexandre Lana Ziviani” .
Texto: Juliana Rodrigues